Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais

Autori

  • Ana Paula Martinez Duboc USP Autor

Parole chiave:

Currículo de língua inglesa, novas teorias de letramento, global, local

Abstract

Este artigo propõe uma reflexão acerca de propostas curriculares para o ensino de língua inglesa na educação básica brasileira diante das recentes transformações das sociedades contemporâneas, assumindo como aporte teórico as novas teorias de letramento. A escolha justifica-se porque tais teorias têm apresentado interessantes reconceituações de conhecimento, de língua e de pedagogia. O artigo analisará duas propostas curriculares produzidas em diferentes escalas. Primeiramente, o trabalho buscará investigar as bases epistemológicas que fundamentam ambos os documentos, para, em seguida, expandir a reflexão sob o ponto de vista das demandas trazidas pela globalização, com ênfase para o embate entre local e global.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

APPLE, M. Ideologia e currículo. Trad. Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem 11. ed. Trad. M. Lahud and Y. F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 1929/2004.

BARTON, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. UK: Blackwell publishers, 1994.

BORGES, A. R. W.; SHIMOURA, A. S.; RODRIGUES, L. A. D.; HAYAMA, P. M.; FIDALGO, S. S. Proposta Curricular do Estado de São Paulo - Inglês. São Paulo: Secretaria Estadual de Educação, 2008.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996). Brasília: Poder Legislativo, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf>. Acesso em: 20 set. 2010.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997, 126p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 20 set. 2010.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acesso em: 20 set. 2010.

BRITZMAN, D. Practice makes practice: a critical study of learning to teach. New York: State University of New York, 1991.

BRYDON, D. Why community matters. In: BRYDON, D.; COLEMAN, W. D. Renegotiating Community - Interdisciplinary Perspectives, Global Contexts. Vancouver, Toronto: UBC Press, 2008a.

BRYDON, D. Global Friction, Alberta Fictions. English Quarterly. Special Issue: The Prairies in 3-D: Disorientations, Diversities, Dispersals. 40 (1/2) 2008b: p. 3-9.

BURBULES, N. C.; BERK, R. Critical Thinking and Critical Pedagogy: Relations, Differences, and Limits. In: POPKEWITZ, T. S.; FENDLER, L. (Ed.). Critical Theories in Education: Changing Terrains of Knowledge and Politics. Great Britain: Routledge, 1999.

CANALE, M.; SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics 1, 1980, p. 1-47.

CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A tale of differences: comparing the traditions, perspectives and educational goals of critical reading and critical literacy. Reading Online, 2001. Disponível em: . Acesso em: 2 maio 2010.

COOPPAN, V. Ghosts in the disciplinary machine: the uncanny life of world literature. Comparative literature studies, v. 41, n. 1, 2004, p.10-36.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

COX, M. I. P; ASSIS-PETERSON, A. A. Critical Pedagogy in ELT: Images of Brazilian Teachers of English. TESOL Quarterly, v. 33, n. 3, 1999, p.433-452.

FREEMAN, D.; JOHNSON, K. A. Reconceptualizing the Knowledge-Base of Language Teacher Education. TESOL Quarterly, v. 32, n. 3, 1998, p.397-417.

GEE, J. P. New people in new worlds: networks, the new capitalism and schools. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

GEE, J. P. Situated language and learning - a critique of traditional schooling. United Kingdom: Routledge, 2004.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

HEATH S. B. The functions and uses of literacy. In: CASTELL, S.; LUKE, A.; EGAN, K. (Ed.). Literacy, society, and schooling Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

JOHNSON, K. E. Second language teacher education: a sociocultural perspective. New York and London: Routledge, 2009.

KRESS, G. Literacy in the new media age New York: Routledge, 2003.

KRESS, G. Design and transformation: new theories of meaning. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

KUMARAVADIVELU, B. Understanding Language Teaching: from Method to Postmethod. New York: Routledge, 2009.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New literacies - changing knowledge and classroom learning United Kingdom: Open University Press, 2003.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T.; MONTE-MÓR, W. M. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias - conhecimentos de línguas estrangeiras. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 20 set. 2010.

SOUZA SANTOS, B. Globalizations. Theory Culture Society, 23, 393, 2006. Disponível em: <http://www.boaventuradesousasantos.pt/pages/pt/artigos-em-revistas- cientificas.php>. Acesso em: 10 dez. 2009.

SNYDER, I. (Ed.). Silicon literacies - communication, innovation and education in the electronic age. London: Routledge, 2002.

SNYDER, I. The literacy wars: why teaching children to read and write is a battleground in Australia. Australia: Mcpherson's Printing Group, 2008.

SOARES, M. Alfabetização e letramento têm o mesmo significado? Rev. Pátio, ano IX, n. 34, p.50-52, 2005.

SOARES, M. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. 2.ed. São Paulo: Global, 2004.

STREET, B. V. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. London and New York: Longman, 1995.

STREET, B. V. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, Teachers College, Columbia University, v. 5, n. 2, 2003.

TORRES, C.A. Teoria crítica e sociologia política da educação. Trad. Maria José do Amaral Ferreira. São Paulo: Cortez, 2003.

Pubblicato

2012-02-15