Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores

Autori

  • Cristiane Carvalho de Paula Brito UFU Autor

Parole chiave:

língua materna, formação de professores, gramática, imagens, análise do discurso

Abstract

Este artigo visa analisar, com base no embate de vozes, as imagens que professores de língua(s) em formação constroem em seu discurso, em relação à gramática e ao ensino de língua materna. Fundamentamo-nos na Análise do Discurso de linha francesa e partimos da hipótese de que o discurso dos sujeitos da pesquisa é constituído por vozes conflitantes, sustentadas por diferentes filiações discursivas, e de que os sujeitos consolidam, independentemente do ano em que estão no curso, concepções homogeneizantes e totalizadoras sobre a língua materna e seu ensino.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

DUCROT, O. Princípios de semântica lingüística (dizer e não dizer). São Paulo: Cultrix, 1972.

ORLANDI, Eni Pulccinelli. Discurso e leitura 6. ed. São Paulo, Cortez, 2001a. 118p.

ORLANDI, Eni Pulccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 2001b. 276p.

ORLANDI, Eni Pulccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4. ed. Campinas: Pontes, 2004. 156p.

ORLANDI, Eni Pulccinelli. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2005a. 218p.

ORLANDI, Eni Pulccinelli. A Análise de Discurso em suas diferentes tradições intelectuais: o Brasil. In: INDURSKY, F.; FERREIRA, M.C.L. (Org.). Michel Pêcheux e a análise do discurso: uma relação de nunca acabar. São Carlos: Claraluz, 2005b. p. 75-88.

ORLANDI, Eni Pulccinelli. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005c. 100p.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 3. ed. Trad. Eni Pucinelli Orlandi [et al]. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997a. 317p.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HARK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Trad. Bethania S. Mariani [et al]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997b. p. 61-105.

PÊCHEUX, Michel. Discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997c. 68p.

PIETRI, Émerson de. A constituição do discurso da mudança do ensino de língua materna no Brasil. 2003. Tese. (Doutorado em Línguística Aplicada ao Ensino/ Aprendizagem de Língua Materna). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

SOARES, M. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (Org.). Linguística da norma. São Paulo, Loyola: 2002.

Pubblicato

2012-02-15