Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores
Parole chiave:
língua materna, formação de professores, gramática, imagens, análise do discursoAbstract
Este artigo visa analisar, com base no embate de vozes, as imagens que professores de língua(s) em formação constroem em seu discurso, em relação à gramática e ao ensino de língua materna. Fundamentamo-nos na Análise do Discurso de linha francesa e partimos da hipótese de que o discurso dos sujeitos da pesquisa é constituído por vozes conflitantes, sustentadas por diferentes filiações discursivas, e de que os sujeitos consolidam, independentemente do ano em que estão no curso, concepções homogeneizantes e totalizadoras sobre a língua materna e seu ensino.
Downloads
Riferimenti bibliografici
DUCROT, O. Princípios de semântica lingüística (dizer e não dizer). São Paulo: Cultrix, 1972.
ORLANDI, Eni Pulccinelli. Discurso e leitura 6. ed. São Paulo, Cortez, 2001a. 118p.
ORLANDI, Eni Pulccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 2001b. 276p.
ORLANDI, Eni Pulccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4. ed. Campinas: Pontes, 2004. 156p.
ORLANDI, Eni Pulccinelli. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2005a. 218p.
ORLANDI, Eni Pulccinelli. A Análise de Discurso em suas diferentes tradições intelectuais: o Brasil. In: INDURSKY, F.; FERREIRA, M.C.L. (Org.). Michel Pêcheux e a análise do discurso: uma relação de nunca acabar. São Carlos: Claraluz, 2005b. p. 75-88.
ORLANDI, Eni Pulccinelli. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005c. 100p.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 3. ed. Trad. Eni Pucinelli Orlandi [et al]. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997a. 317p.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HARK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Trad. Bethania S. Mariani [et al]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997b. p. 61-105.
PÊCHEUX, Michel. Discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997c. 68p.
PIETRI, Émerson de. A constituição do discurso da mudança do ensino de língua materna no Brasil. 2003. Tese. (Doutorado em Línguística Aplicada ao Ensino/ Aprendizagem de Língua Materna). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
SOARES, M. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (Org.). Linguística da norma. São Paulo, Loyola: 2002.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


