Linguagem, NTIC e a sala de aula

o que propõem as pesquisas de intervenção

Autori

  • Núbio Delanne Ferraz Mafra UEL Autor
  • Carla Viana Coscarelli UFMG Autor

Parole chiave:

letramento digital, teses e dissertações, concepções de linguagem e de aprendizagem, ensino de Língua Portuguesa

Abstract

Desenvolveu-se uma análise de aspectos de linguagem e NTICs nas teses e dissertações de caráter interventivo em sala de aula de língua portuguesa, produzidas entre 2000 e 2010 nos programas de pós-graduação nacionais de Letras e Linguística. Para este artigo, foram abordadas concepções de linguagem e aprendizagem, o destaque dado aos blogs de turma nas pesquisas e o perfil e lugar destas pesquisas de intervenção no âmbito da Linguística Aplicada. Ao final, com base nestes aspectos, procurou-se apresentar não só um balanço da produção no referido período como sinalizar desafios para as futuras ações e pesquisas em Linguística Aplicada neste campo.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

ANDREOTTI, V.; SOUZA, L. M. T. M. (Org.). Postcolonial Perspectives in Global Citizenship Education London: Routledge, 2011.

ANPOLL. Lista dos Grupos de Trabalho (GTs) - Linguagem e Tecnologias. 2010. Disponível em: <http://www.anpoll.org.br/portal/gts/#>. Acesso em: 31 jul. 2013.

BARROS, E. M. D. Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais: a sequência didática como instrumento de mediação. 2012. 366 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita São Paulo: Cortez, 2006.

BRUNS, A. Blogs, Wikipedia, Second Life, and beyond: From Production to Produsage. New York: Peter Lang, 2008.

BUZATO, M. E. K. Entre a fronteira e a periferia: linguagem e letramento na inclusão digital. 2007. 284 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

CASTRO, G. C.; ALMEIDA, A. Um abismo digital em sala de aula. Correio Braziliense, Brasília, 28 set. 2012. Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2012/09/28/ensino_educacaobasica_interna,325047/um-abismo-digital-em-sala-de-aula.shtml>. Acesso em: 31 jul. 2013.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge, 2000.

GEE, J. P. Bons videogames e boa aprendizagem. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 167-178, jan.-jun. 2009.

GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de Português. In: ______ (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 41-49.

KELLNER, D. A cultura da mídia: estudos culturais - identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: Edusc, 2001.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge, 1996.

MAFRA, N. D. F.; MOREIRA, V. Letramento digital e formação docente. In: GONÇALVES, A. V.; PETRONI, M. R. (Org.). Formação de professores: o múltiplo e o complexo. Dourados: Editora UFGD, 2012. p. 193-219.

MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada Campinas: Mercado de Letras, 1996.

NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-92, Spring 1996. Disponível em: <http://mullins-teaching-notebook.wikispaces.com/file/view/newlondon+pedagogy+of+multiliteracies.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2013.

PEREIRA, A. D. A. A intervenção didática em uma abordagem interacional de ensino-aprendizagem da língua materna: os percursos de uma pesquisa. Letra Magna, ano 3, n. 5, 2006. Disponível em: <http://www.letramagna.com/intervencao.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2013.

PRIMO, A. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

RAUEN, F. J. Pesquisa mediadora: alternativa metodológica para desenhos de intervenção dialética em Linguística Aplicada. In: ENCONTRO DO CELSUL - CENTRO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL, 5., 2003, Curitiba. Anais... Curitiba: Celsul, 2003. p. 536-542. Disponível em: <http://www.celsul.org.br/Encontros/05/pdf/073.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2013.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social São Paulo: Parábola, 2009.

ROJO, R. Modelização didática e planejamento: duas práticas esquecidas do professor? In: KLEIMAN, A. B. (Org.). A formação do professor: perspectivas da Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2008. p. 313-335.

SILVA, M. Sala de aula interativa 3. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

SOARES, M. Concepções de linguagem e o ensino da língua portuguesa. In: BASTOS, N. B. (Org.). Língua portuguesa: história, perspectivas, ensino. São Paulo: EDUC, 1998. p. 53-60.

STREET, B. V. Literacy in Theory and Practice Cambridge (MA): Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. V. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (Org.). Cultura escrita e letramento Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 33-53.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.

WIDDOWSON, H. G. On the Limitations of Linguistics Applied. Applied Linguistics, v. 21, n. 1, p. 3-25, 2000. Disponível em: <http://www.corpus4u.org/forum/upload/forum/2005060405544367.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2013.

Pubblicato

2013-09-19