Uso de tecnologias digitais para o Ensino a Distância da compreensão e produção oral em língua inglesa por computador/WE
Parole chiave:
Proposta de atividade on-line, EaD, língua estrangeiraAbstract
Considerando o recente panorama de pesquisas que refletem a relação e o compromisso da Linguística Aplicada (LA) com os fenômenos que envolvem o uso das relativamente novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), este trabalho propõe investigar propostas de atividades on-line para a oferta de ensino da compreensão e produção oral em língua inglesa como língua estrangeira mediado por computador/web, tendo em vista o uso das tecnologias digitais que medeiam a realização do ensino. O tratamento dos dados suscitou a elaboração do catálogo de uso e frequência das tecnologias em que os exemplares das propostas de atividades on-line se encontravam ancorados, o que expressa a forma como os educadores integram os recursos digitais em suas práticas pedagógicas.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANPOLL. Lista dos Grupos de Trabalho (GTs) Disponível em: <http://www.anpoll.org.br/portal/gts/#>. Acesso em: 19 jul. 2013.
ARAUJO, J. C.; LIMA, S. de C. O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC Virtual. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 14, n. 2, p. 45-60, dez. 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9290/9663>. Acesso em: 19 jul. 2013.
BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 78, p. 117-142, abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a08v2378.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2012.
BRAGA, D. B.; COSTA, L. A. O computador como instrumento e meio para o ensino/aprendizagem de línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 36, p. 61-79, jul.-dez. 2000. Disponível em: <http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/tla/article/view/2504/1925>. Acesso em: 19 jul. 2013.
BROWN, H. D. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. 2. ed. San Francisco: Longman, 2000.
CELANI, M. A. A. Questões de ética na pesquisa em Lingüística Aplicada. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p. 101-122, jan.-jun. 2005.
HARMER, J. How to Teach English: An Introduction to the Practice of English Language Teaching. Harlow: Longman, 1998.
HARMER, J. The Practice of English Language Teaching. 3. ed. Essex: Longman, 2001.
LANKSHEAR, C.; SNYDER, I.; GREEN, B. Teachers and Techno-Literacy: Managing Literacy, Technology and Learning in Schools. Saint Leonards: Allen & Unwin, 2000.
LEFFA, V. J. Aprendizagem de línguas mediada por computador. In: ______ (Org.). Pesquisa em Lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006.
LEFFA, V. J. Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 139-158, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbla/v8n1/07.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2013.
LIMA, S. C. Atividades on-line mediadoras da familiarização com as potencialidades de interatividade da web Hipertextus, Recife, n. 5, ago. 2010a. Disponível em: <http://www.hipertextus.net/volume5/Samuel-de-Carvalho-Lima.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2013. Não paginado.
LIMA, S. C. Ensino de língua inglesa em ambiente virtual: atividades e letramentos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 7., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: Abralin, 2011. v. 1, p. 3923-3930.
LIMA, S. C. Ensino de línguas mediado por computador: um estudo das propostas de atividades online para o ensino da compreensão e produção oral em língua inglesa. 2012. 139 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
LIMA, S. C. Letramento digital e atividades on-line de comunicação. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 23-36, 2010b.
LIMA, S. C. Letramentos e atividades on-line em Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2009. 124 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
LIMA, S. C. Potential Relationship between Digital Literacy and E-tivities in English Language Teaching. In: SHAFAEI, A. (Org.). Frontiers of Language and Teaching: Proceedings of the 2010 International Online Language Conference (IOLC 2010). Boca Raton: Universal, 2010c. p. 236-243.
LIMA, S. C.; ARAUJO, J. C. Letramento digital em ambiente virtual de aprendizagem: descrição das práticas de leitura e escrita promovidas por propostas de atividades no curso de Letras/Inglês. In: ARAÚJO, J. C.; DIEB, M.; LIMA, S. C. (Org.). Línguas na web: links entre ensino e aprendizagem. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. p. 243-266.
LIMA, S. C.; ARAUJO, J. C. Relações entre letramento digital e atividades on-line no processo de ensino-aprendizagem de lingual maternal em ambientes virtuais. In: GONÇALVES, A. V.; PINHEIRO, A. S. (Org.). Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. São Paulo: Mercado de Letras, 2011. p. 159-204.
LIMA, S. C.; ARAUJO, J. C.; DIEB, M. Teaching Academic Genres in Digital Contexts. In: SHAFAEI, A. (Org.). Frontiers of Language and Teaching Boca Raton: Universal, 2011. v. 2, p. 46-51.
MOITA LOPES, L. P. Contextos institucionais em Linguística Aplicada: novos rumos. Intercâmbio, São Paulo, v. 5, p. 3-14, 1996. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/4107/2753>. Acesso em: 19 jul. 2013.
MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 2, maio-ago. 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19651997000200006&script=sci_arttext&tlng=es> Acesso em: 24 fev. 2012.
PAIVA, V. L. M. O. Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 03, p.353-370, dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a18.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2012.
PAIVA, V. L. M. O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. No prelo. Disponível em: <http://www.veramenezes.com/ techist.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2011.
PEREIRA, E. C.; ARAÚJO, J. C. Interação em ambientes virtuais de aprendizagem: a preservação de faces em fóruns eletrônicos. In: LEUQUIN, E. V. L. F.; SOARES, M. E.; BEZERRA, J. R. M. (Org.). Gênero, ensino e formação de professores. São Paulo: Mercado de Letras, 2011. p. 57-70.
PRIMO, A. F. T. Ferramentas de interação em ambientes educacionais mediados por computador. Educação, Porto Alegre, v. XXIV, n. 44, p. 127-149, 2001. Disponível em: <http://www.nuted.ufrgs.br/oficinas/interacao/ferramentas_ interacao.pdf> Acesso em: 4 nov. 2012.
RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, I. M. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
SALMON, G. E-tivities: The Key to Active Learning. London: Kogan Page, 2002.
SILVA, F. M. Chats e e-fóruns na EaD virtual: links entre mediação pedagógica e hipertextualidade. 2008. 187 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
SNYDER, I. Ame-os ou deixe-os: navegando no panorama de letramentos em tempos digitais. In: ARAÚJO, J. C.; DIEB, M. (Org.). Letramentos na web: gêneros, interação e ensino. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2013 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


