Práticas de formação colaborativa de professores/as de inglês
representações de uma experiência no Pibid
Palavras-chave:
Colaboração, formação de professores/as, Pibid, representação, análise de discurso críticaResumo
Este estudo tem o objetivo de analisar representações de práticas de formação colaborativa de professores/as de inglês, pela perspectiva de licenciandos/ as envolvidos/as no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Letras-Inglês-Universidade Estadual de Londrina (Capes 01/2011). Os dados, gerados por meio de um questionário em escala Likert e de um grupo focal, foram analisados com base na análise de discurso crítica, com destaque às categorias de metáfora e de avaliação. Os resultados indicam tensões entre representações que giram ao redor das metáforas troca de ideias e troca de figurinhas, cada uma representando aspectos em termos de regras de participação e de papéis sociais (in)desejáveis. O estudo aponta para implicações que as posições híbridas trazem para as práticas de formação de professores/as no interior do Pibid.
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