Sobre a Semântica Cognitiva e suas possíveis contribuições para a geração de paráfrases explanatórias em dicionários tipo 2
Palavras-chave:
lexicografia pedagógica, paráfrase explanatória, semântica cognitivaResumo
O presente artigo lança bases para a discussão a respeito das possíveis contribuições da Semântica Cognitiva na geração de paráfrases explanatórias em dicionários de Tipo 2. Após uma análise da tipologia de dicionários escolares apresentada pelo MEC, foi concluído que os parâmetros estipulados por este órgão são muito vagos para que se tenha um modelo funcional de dicionário Tipo 2. Uma das grandes consequências desta carência de parâmetros é a falta de adequabilidade dos dicionários frente ao seu público alvo, especialmente no que diz respeito ao comentário semântico dos verbetes. Tendo em vista os diversos problemas verificados nas paráfrases explanatórias de três dicionários de Tipo 2 indicados pelo PNLD 2012 e baseando-se na ideia de que uma teoria da definição deve estar alicerçada em três variáveis, apontamos alguns aspectos da Semântica Cognitiva que podem ser úteis na concepção de definições voltadas para um público infantil.
Downloads
Referências
BAGNO, M.; RANGEL, E. de O. Dicionários em sala de aula. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BARCELONA SÁNCHEZ, A. O poder da metonímia. Cadernos de tradução, Porto Alegre n. 25, p. 7-24, 2009.
BINON, J.; VERLINDE, S. A contribuição da lexicografia pedagógica à aprendizagem e ao ensino de uma língua estrangeira ou segunda. In: LEFFA, V. J. (Org.). As Palavras e Sua Companhia. Pelotas: EDUCAT, 2000. p. 96-118.
BRANGEL, L. M. O tratamento lexicográfico de vocábulos de cores na perspectiva da Semântica Cognitiva. 2011. 209f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre.
BRANGEL, L. M., BUGUEÑO MIRANDA, F. V. Avaliação de paráfrases explanatórias de dicionários voltados para alunos em etapas iniciais de alfabetização. In: Anais do I simpósio Internacional de Lexicografia e Linguística Contrastiva. Florianópolis, 2012. No prelo.
BUGUEÑO MIRANDA, F. V. Para uma taxonomia de paráfrases explanatórias. Alfa, São Paulo, v. 53, p.243-260, 2009a.
BUGUEÑO MIRANDA, F. V. Sobre a microestrutura em dicionários semasiológicos do alemão. Contigentia, Porto Alegre, v. 4, p. 60-72, 2009b. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/20868>. Acesso em: 31 ago. 2010.
BUGUEÑO MIRANDA, F. V.; FARIAS, V. S. Informações discretas e discriminantes no artigo léxico. Cadernos de Tradução, Florianópolis, n. 18, p. 115-135, 2006.
BUGUEÑO MIRANDA, F. V.; FARIAS, V. S. O ensino de português e os dicionários escolares: Um segmento informativo da microestrutura para fins de produção textual. Polifonia, Mato Grosso, v. 15, p. 1-14, 2008.
BUGUEÑO MIRANDA, F. V.; FARIAS, V. S. Panorama crítico dos dicionários escolares brasileiros. Lusorama, Frankfurt am Main, v. 77-78, p. 29-78, 2009.
BUGUEÑO MIRANDA, F. V.; FARIAS, V. S. Princípios para o desenvolvimento de uma teoria da definição lexicográfica. Alfa: Revista de Linguística, São José do Rio Preto, v. 55, p. 31-61, 2011a.
BUGUEÑO MIRANDA, F. V.; FARIAS, V. S. Da microestrutura em dicionários semasiológicos do português e seus problemas. Estudos da Língua(gem), v. 9, p. 39-69, 2011b
CIENKI, A. Frames, Idealized Cognitive Models, and Domains. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p. 170-187.
DiJr. MATTOS, G. Dicionário Júnior da Língua Portuguesa. 3.ed. São Paulo: FTD, 2005.
EGM. Eu gosto mais: dicionário de alfabetização. São Paulo: IBEP, 2011.
EVANS, V.; GREEN, M. Cognitive Linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.
FARIAS, V. S. Desenho de um dicionário escolar de língua portuguesa. 2009. 285f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre. 2009
FARIAS, V. S. Considerações preliminares sobre o pós-comentário na microestrutura de dicionários semasiológicos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 9, p. 109-139, 2011.
FAUCONNIER, G. Mental Spaces. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p. 351-376.
FERREIRA, A. B. de H. Dicionário Aurélio Ilustrado. 1.ed. Curitiba: Positivo, 2008.
FILLMORE, C. Semântica de Frames. Cadernos de tradução, Porto Alegre, n. 25, p. 25-54, 2009.
GEERAERTS, D. Diachronic Prototype Semantics: a contribution to Historical Lexicology. Oxford: Claredon Press, 1997.
GEERAERTS, D. The definitional practice of dictionaries and the Cognitive Semantic conception of polysemy. Lexicographica, v. 17, p. 6-21, 2001.
GEERAERTS, D. Meaning and definition. In: STERKERBURG, Piet van. A practical guide to lexicography. Amsterdam: John Benjamins, 2003.
GEERAERTS, D. Words and other wonders. Berlin: Mouton de Gruyter, 2006.
GEERAERTS, D. Introduction: a rough guide to Cognitive Linguistics. In: GEERAERTS, Dirk (Org.). Cognitive Linguistics: basic readings. Berlin: Mouton de Gruyter, 2006. p.1-28. GEERAERTS, D. Lexicography. In: GEERAERTS, Dirk; CUYCKENS, Hubert. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p. 1160-1174.
GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007.
GEERAERTS, D. Theories of Lexical Semantics. New York: Oxford University Press, 2010.
GRADY, J. Metaphor. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p. 188-213.
HARTMANN, R. R. K.; JAMES, G. Dictionary of lexicography. London/New York: Routledge, 2001.
HERBST, T.; KLOTZ, M. Lexikographie. Paderborn: Schöningh, 2003.
JACKSON, H. Lexicography: an introduction. London: Routledge, 2002.
JOHNSON, M. The body in the mind: the bodily basis of meaning, imagination, and reason. Chicago: University of Chicago Press, 1987.
KLEIBER, G. La sémantique du prototype. Paris: Presses Universitaires de France, 1990.
LAKOFF, G. Women, fire, and dangerous things. What categories reveal about the mind. Chicago/London: The University of Chicago Press, 1987.
LAKOFF, G. The invariance hypothesis: is abstract reason based on image schemas? Cognitive Linguistics, n. 1, v. 1, p. 39-74, 1990.
LAKOFF, G. The contemporary theory of metaphor. In: ORTONY, A. (Ed.). Metaphor and Thought. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. p. 202-251.
LAKOFF, G. JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: The University of Chicago Press, 1980.
LANGENDONCK, W. V. Iconicity. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p.394-420.
LEE, D. Cognitive Linguistics: an introduction. Nova York: Oxford University Press, 2001.
MwebVocBder. WOOD CORNOG, M. Merriam Webster's Vocabulary Builder. Springfield: Merriam-Webster Incorporated, 1994
MULDER, W. de. Force Dynamics. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p. 294-317.
OAKLEY, T. Image Schemas. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p. 214-235.
OLIVEIRA, A. F. S. de. Subsídios da Semântica cognitiva para a disposição das acepções nos learner's dictionaires. 2010. 232f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre.
OxAmVocBder. Oxford American Dictionary Vocabulary Builder. Oxford: Oxford University Press, 2010.
PANTHER, K.; THORNBURG, L. Metonymy. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p. 236-263.
PIRES, J. A. Contribuições para dicionários escolares destinados às séries iniciais. 2012. 150f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre.
RANGEL, E. de O. Dicionários escolares e políticas públicas em educação: a relevância da "proposta lexicográfica". In: CARVALHO, O. L. S.; BAGNO, M. (Org.). Dicionários escolares: políticas, formas e usos. São Paulo: Parábola, 2011. p. 37-60.
RIEMER, N. Introducing Semantics. New York: Cambridge University Press, 2010.
ROHRER, T. Embodiment and Experientialism. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p. 25-47.
SARAIVA Júnior: Dicionário da Língua Portuguesa Ilustrado. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
SCHMID, H. Entrenchment, Salience, and Basic Levels. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p. 117-138.
SCHÜMANN, B. 500 Vokabeln zu Caesar: Ein Lernbuch. Hamburg: Buske, 1993 SELISTRE, I. C. T. Desenho de um dicionário passivo inglês/português para estudantes do ensino médio. 2012. 301f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre.
SLATEV, J. Spatial Semantics. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p. 318-350.
TALMY, L. Attention Phenomena. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p. 264-293.
TOMASELLO, M. Constructing a language: a usage-based theory of language acquisition. Cambridge: Harvard University Press, 2003.
TOMASZCZYK, B. L. Polysemy, Prototypes, and Radial Categories. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p. 139-169.
TUGGY, D. Schematicity. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p. 82-116.
TURNER, M. Conceptual Integration. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p. 377-393.
VERHAGEN, A. Construal and Perspectivization. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of Cognitive Linguistics. New York: OUP, 2007. p. 48-81.
WELKER, H. A. Dicionários. Uma pequena introdução à lexicografia. Brasília: Thesaurus, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


