Interação e aprendizagem em Sites de Redes Sociais

uma análise a partir das concepções sócio-históricas de Vygotsky e Bakhtin

Autori

  • Cíntia Regina Lacerda Rabello UFRJ Autor

Parole chiave:

interação, aprendizagem, sites de rede social, facebook

Abstract

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como as contribuições das concepções sócio-históricas de Vygotsky e de Bakhtin relativas à atitude responsiva, dialogismo, zona de desenvolvimento proximal e conceitos espontâneos e científicos podem trazer luz aos processos de interação, colaboração e aprendizagem em Sites de Redes Sociais (SRSs) de forma a contribuir para a realização de processos educacionais em contextos digitais que conduzam a uma maior participação e construção colaborativa do conhecimento. O artigo relata um estudo exploratório acerca da utilização do SRS Facebook no ensino de língua inglesa no ensino superior com o objetivo de expandir as interações realizadas na sala de aula.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

BAKHTIN, M. [1953] Estética de Criação Verbal 5ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BAKHTIN, M. (VOLOSHINOV, V. N.) [1929]. Marxismo e filosofia da linguagem 14ª ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BOYD, D. M.; ELLISON, N. B. Social network sites: definition, history and scholarship. In: Journal of Computer-Mediated Communication. Indiana, v. 13, n.1, article 11, October, 2007. Disponível em: Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x/pdf . Acesso em: 20 jun. 2014.

» http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x/pdf

BUZZETTO-MORE, N. A. Social Networking in Undergraduate Education. In: Interdisciplinary Journal of Information, Knowledge, and Management. v. 7, 2012. Disponível em: Disponível em: http://www.ijikm.org/Volume7/IJIKMv7p063-090Buzzetto611.pdf Acesso em: 20 jan. 2013.

» http://www.ijikm.org/Volume7/IJIKMv7p063-090Buzzetto611.pdf

CRYSTAL, D. English as a Global LanguageCambridge: CUP, 2003.

DANIELS, H. Vygotsky e a pedagogia São Paulo: Edições Loyola, 2003.

DOTTA, S.; GIORDAN, M. O papel do diálogo em educação a distância. In: VIII ENIL ENCONTRO NACIONAL DE INTERAÇÃO EM LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL, 2007, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: USP, 2007. Disponível em:Disponível em: http://www.fflch.usp.br/dlcv/enil/pdf/39_Silvia_D_e_Marcelo_G.pdf Acesso em: 20 jan. 2014. » http://www.fflch.usp.br/dlcv/enil/pdf/39_Silvia_D_e_Marcelo_G.pdf

FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo - as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

FREITAS, M. T. A. Nos textos de Bakhtin e Vygotsky: um encontro possível. In: BRAIT, B. (Org.) Bakhtin, dialogismo e construção de sentido Campinas, SP: Unicamp, 1997.

FRIEDRICH, P. Language, Negotiation and Peace: The Use of English in Conflict Resolution. New York: Continuum, 2007.

KENT, M. Changing the Conversation: Facebook as a Venue for Online Class Discussion in Higher Education. In: MERLOT Journal of Online Learning and Teaching v. 9, n. 4, p. 546-565, 2013. Disponível em: Disponível em: http://jolt.merlot.org/vol9no4/kent_1213.pdf Acesso em: 16 jul. 2014. » ttp://jolt.merlot.org/vol9no4/kent_1213.pdf

LEMOS, A. Cibercultura: Alguns pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, A.; CUNHA, P. (Orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, p. 11-23, 2003.

LÉVY, P. Cibercultura 3ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.

MEISHAR-TAL, H. ; KURTZ, G. ; PIETERSE, E. Facebook Groups as LMS: A Case Study. In: The International Review of Research in Open and Distance Learning. v. 13, n. 4, 2012. Disponível em: Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1294 Acesso em: 16 jul. 2014.

» http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1294

RABELLO, C.; HAGUENAUER, C. Sites de Redes Sociais e Aprendizagem: Possibilidades e Limitações. In:; HAGUENAUER, C. CORDEIRO FILHO, F. (Orgs).Ambientes Virtuais de Aprendizagem: dos SGAs aos games e à realidade virtual Curitiba: Editora CRV, p. 63-77, 2012.

RECUERO, R. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SELWYN, N. Faceworking: exploring students' education-related use of Facebook. In: Learning, Media and Technology London, v. 34, n. 2, p. 157-174, 2009. Disponível em: Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17439880902923622#preview , Acesso em: 16 jul. 2014.

» http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17439880902923622#preview

SIEMENS, G. New structures and spaces of learning: the systemic impact of connective knowledge, connectivism, and networked learning. Encontro sobre Web 2.0. Braga: Universidade do Minho, 2008. Disponível em: Disponível em: http://elearnspace.org/Articles/systemic_impact.htm Acesso em: 20 jan. 2014.

» http://elearnspace.org/Articles/systemic_impact.htm

SIEMENS, G.; WELLER, M. Higher education and the promises and perils of social networks.In: Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento Barcelona, v. 8, n. 1, p. 164-170, January 2011. Disponível em: Disponível em: http://rusc.uoc.edu/ojs/index.php/rusc/article/view/v8n1-globalizacion-e-internacionalizacion-de-la-educacion-superior/v8n1-siemens-weller-eng Acesso em: 20 jan. 2014.

» http://rusc.uoc.edu/ojs/index.php/rusc/article/view/v8n1-globalizacion-e-internacionalizacion-de-la-educacion-superior/v8n1-siemens-weller-eng

TOWNER, T. L; MUÑOZ, C. L. Facebook and education: a classroom conection? In: WANKEL, C. (Ed.). Educating educators with social media. Bingley: Emerald, 2011.

VIDAL, C. E.; MARTÌNEZ, J. G.; FORTUÑO, M. L.; CERVERA, M. University students' attitudes towards and expectations of the Educational use of social netwoks. In: Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento Barcelona, v. 8, n. 1, p. 186-199, 2011. Disponível em: Disponível em: http://rusc.uoc.edu/ojs/index.php/rusc/article/view/v8n1-espuny-gonzalez-lleixa-gisbert/v8n1-espuny-gonzalez-lleixa-gisbert-eng Acesso em: 16 jul. 2014.

» http://rusc.uoc.edu/ojs/index.php/rusc/article/view/v8n1-espuny-gonzalez-lleixa-gisbert/v8n1-espuny-gonzalez-lleixa-gisbert-eng

VYGOTSKY, L. S. [1930] A formação social da mente São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, L. S. [1926] Psicologia pedagógica São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WANG, Q.; WOO, H. L.; QUEK, C. L.; YANG, Y.; LIU, M. Using the Facebook group as a learning management system: an exploratory study. InBritish Journal of Educational Technologyv. 43, n. 3, p. 428-438, 2012. Disponível em:Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bjet.2012.43.issue-3/issuetoc Acesso em: 16 jul. 2014.

» http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bjet.2012.43.issue-3/issuetoc

ZAINUDDIN, S.; ABDULLAH, A.; DOWNE, A. Social Networking Sites For Learning: A Review From Vygotskian Perspective. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TELECOMMUNICATION RECHNOLOGY AND APPLICATIONS, 5., 2011, Singapore.Anais eletrônicos... Singapore: IACSIT Press, 2011. Disponível em: Disponível em: http://www.ipcsit.com/vol5/7-icccm2011-a032.pdf Acesso em: 20 jan. 2014.

» http://www.ipcsit.com/vol5/7-icccm2011-a032.pdf

ZOZZOLI, R. M. D. A noção de compreensão responsiva ativa no ensino e na aprendizagem. In: Bakhtiniana São Paulo, v. 7 n. 1, p. 253-269, Jan/Jun, 2012. Disponível em: Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8943 Acesso em: 20 jan. 2014.

» http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/8943

Pubblicato

2015-09-21