Diversidade, redundância e competência distribuída em um sistema virtual de aprendizagem colaborativa
Parole chiave:
sistema, colaboração, competência distribuídaAbstract
O trabalho proposto discute o conceito de aprendizagem colaborativa, tomando como ponto de partida o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), formulado por Vygotsky (1978). Por entender que o processo de colaboração em um sistema de aprendizagem se faz em uma perspectiva para além da descrita para a ZDP. Defendo então, o conceito de competências distribuídas que se realizam dentro de um sistema altamente complexo, marcado pela emergência de atitudes colaborativas em decorrência da diversidade (Holland, 1995, van Lier, 2004) e da capacidade de redundância (David e Sumara; 2006) que caracterizam os sistemas sociais. Para mostrar essa dinâmica, tomo para análise, 1.370 e-mails intercambiados pelos participantes (professor e alunos) de uma comunidade virtual de aprendizagem. A análise permitiu verificar que o processo de colaboração se configurou em uma propriedade dinamizadora da comunidade, ou seja, um evento que emergia nos interstícios entre o previsível e o imprevisível do sistema. As práticas colaborativas entre os participantes do sistema estudado se configuraram uma propriedade do sistema, pois, através delas o sistema estudado se revelou ainda mais dinâmico e complexo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
DANIELS, H. Vygotsky e a pedagogia. Edições Loyola. Sao Paulo. 2003.
DAVIS, B.; SUMARA, D. Complexity and education: inquires into learning, teaching, and research. Mahwah, New Jersey e London, Lawrence Erlbaum Associates. 2006.
ERICKSON, F. Going for the zone: the social and cognitive ecology of teacher-student interaction in classrooms conversations. In D. H. (Ed.) (1996) Discourse, Learning, and Schooling 29-62. Cambridge, MA: C.U.P. 1996
HOLLAND, J. H. Hidden Ordem: how adaptation builds complexity. Perseus books, Cambridge, Massachusetts, 1995.
LÉVY, P. A Inteligência Coletiva por uma antropologia do ciberespaço São Paulo: Edições Loyola, 1998.
PAIVA, V.L.M. O. O outro na aprendizagem de línguas. In: HERMONT, A.B.; ESPÍRITO SANO, R.S.; CAVALACANTE, S.M.S. Linguagem e cognição: diferentes perspectivas, de cada lugar um outro olhar. Belo Horizonte: Editora PUCMINAS, p. 203-217, 2010.
PALINCSAR, A. S. Keeping the Metaphor of Scaffolding Fresh A Response to C. Addison Stone's "The Metaphor of Scaffolding: Its Utility for the Field of Learning Disabilities". In: Journal of Learning Disabilities 7/1/1998.
SILVA, V Interação social e estratégias lingüísticas no processo de provimento de andaime - scaffolding - em uma disciplina de Bioquímica da Nutrição oferecida a distância via computador. 2003 (Dissertação de Mestrado DLA/IEL) - Campinas, SP: [s.n.], 2003.
SILVA, V A Dinâmica Caleidoscópica do Processo de Aprendizagem Colaborativa no Contexto Virtual: um estudo na perspectiva da Complexidade/Caos. ESTUDO NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE/CAOS. 2008. 237 F. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
SILVA, V O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) na perspectiva da teoria da complexidade e do caos: uma releitura. In:Sistemas adaptativos complexos: lingua(gem) e aprendizagem. PAIVA, V. L. M. de O.; NASCIMENTO, M. do (Orgs.). Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009. 269 p.
VAN LIER, L. The ecology and semiotics of language learning: a sociocultural perspective. Kluwer Academic Publishers. 2004
VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Visor. Madri. España. 1995.
VYGOTSKY, L. S. Mind and Society: The development of higher psychological process. Harvard University Press. Cambridge, Massachusetts. 1978.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


