A metafunção interpessoal
um olhar sobre o gênero artigo acadêmico
Parole chiave:
metafunção interpessoal, modo, artigo acadêmicoAbstract
O presente artigo tem por objetivo sistematizar reflexões acerca da metafunção interpessoal (HALLIDAY, 1994) no artigo acadêmico. Para tanto, realizamos a análise integral de um exemplar do artigo acadêmico da área de Linguística, estabelecendo um parâmetro entre a organização retórica do gênero e a utilização de recursos léxico-gramaticais relacionados à metafunção interpessoal. Os resultados parecem fornecer um breve olhar sobre como autores(as) podem construir seu posicionamento em um exemplar típico do gênero na área em questão.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CORACINI, M. J. Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da ciência. São Paulo: EDUC, 1991.
CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985.
EGGINS, S. An introduction systemic functional linguistics. London and New York: CONTINUUM, 1994.
HALLIDAY, M. A. K. The analysis of scientific texts in English and Chinese. In:; HALLIDAY, M. A. K. MARTIN, J. R. Writing science:literacy and discursive power. Great Britain: University of Pittsburgh Press, 1993. p. 124-132.
HALLIDAY, M. A. K.; MARTIN, J. R. Writing science:literacy and discursive power. Great Britain: University of Pittsburgh Press, 1993.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. Edward Arnold, 1994.
MARTIN, J. R. Factual writing: exploring and challenging social reality. Hong-Kong: Oxford University Press, 1989.
MARTIN, J. R.. Writing science: literacy and discursive power Great Britain: University of Pittsburgh Press, p. 166-202, 1993.
MARTIN, J. R. Working with Functional Grammar. London: ARNOLD, 1997.
MARTIN, J. R.; ROTHERY, J. What a functional approach to the writing task can show teachers about 'good writing'. In: COUTURE, Barbara. (Ed.).Functional approaches to writing: research perspectivesNorwood: Ablex, p. 241-265, 1986.
MOTTA-ROTH, D. A construção social do gênero resenha acadêmica. In: MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, p. 77-116, 2002a.
MOTTA-ROTH, D. A importância do conceito de gêneros discursivos no ensino de redação acadêmica. In: Intercâmbio, v. 8, p. 119-128, 1999.
MOTTA-ROTH, D. (Org.). Redação acadêmica:princípios básicos. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Imprensa Universitária, 2002b.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Uma análise de gênero de resumos acadêmicos (abstracts) em Economia, Linguística, e Química. In: Revista do Centro de Letras e Artes - UFSM v. 18, n. 1-2, p. 53-90, jan./dez. 1996.
NEVES, M. H. M. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.
PERINI, M. A Gramática descritiva do português São Paulo: Ática, 2000.
SWALES, J. Research genres: explorations and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
THOMPSON, G Introducing Functional Grammar. London: Arnold, 2002.
VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da língua portuguesa. Coimbra: Almedina, 2001.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


