A metafunção interpessoal

um olhar sobre o gênero artigo acadêmico

Autori

  • Cibele Gadelha Bernardino UFC Autor

Parole chiave:

metafunção interpessoal, modo, artigo acadêmico

Abstract

O presente artigo tem por objetivo sistematizar reflexões acerca da metafunção interpessoal (HALLIDAY, 1994) no artigo acadêmico. Para tanto, realizamos a análise integral de um exemplar do artigo acadêmico da área de Linguística, estabelecendo um parâmetro entre a organização retórica do gênero e a utilização de recursos léxico-gramaticais relacionados à metafunção interpessoal. Os resultados parecem fornecer um breve olhar sobre como autores(as) podem construir seu posicionamento em um exemplar típico do gênero na área em questão.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

CORACINI, M. J. Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da ciência. São Paulo: EDUC, 1991.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985.

EGGINS, S. An introduction systemic functional linguistics. London and New York: CONTINUUM, 1994.

HALLIDAY, M. A. K. The analysis of scientific texts in English and Chinese. In:; HALLIDAY, M. A. K. MARTIN, J. R. Writing science:literacy and discursive power. Great Britain: University of Pittsburgh Press, 1993. p. 124-132.

HALLIDAY, M. A. K.; MARTIN, J. R. Writing science:literacy and discursive power. Great Britain: University of Pittsburgh Press, 1993.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. Edward Arnold, 1994.

MARTIN, J. R. Factual writing: exploring and challenging social reality. Hong-Kong: Oxford University Press, 1989.

MARTIN, J. R.. Writing science: literacy and discursive power Great Britain: University of Pittsburgh Press, p. 166-202, 1993.

MARTIN, J. R. Working with Functional Grammar. London: ARNOLD, 1997.

MARTIN, J. R.; ROTHERY, J. What a functional approach to the writing task can show teachers about 'good writing'. In: COUTURE, Barbara. (Ed.).Functional approaches to writing: research perspectivesNorwood: Ablex, p. 241-265, 1986.

MOTTA-ROTH, D. A construção social do gênero resenha acadêmica. In: MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, p. 77-116, 2002a.

MOTTA-ROTH, D. A importância do conceito de gêneros discursivos no ensino de redação acadêmica. In: Intercâmbio, v. 8, p. 119-128, 1999.

MOTTA-ROTH, D. (Org.). Redação acadêmica:princípios básicos. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Imprensa Universitária, 2002b.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Uma análise de gênero de resumos acadêmicos (abstracts) em Economia, Linguística, e Química. In: Revista do Centro de Letras e Artes - UFSM v. 18, n. 1-2, p. 53-90, jan./dez. 1996.

NEVES, M. H. M. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.

PERINI, M. A Gramática descritiva do português São Paulo: Ática, 2000.

SWALES, J. Research genres: explorations and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

THOMPSON, G Introducing Functional Grammar. London: Arnold, 2002.

VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da língua portuguesa. Coimbra: Almedina, 2001.

Pubblicato

2015-09-21