Uma experiência de aplicação da teoria dialógica no ensino-aprendizagem de língua latina em um curso de Letras

Autores

  • Francisco de Freitas Leite Universidade Regional do Cariri-URCA Autor
  • Maria Margarete Fernandes de Sousa Universidade Federal do Ceará – UFC Autor

Palavras-chave:

Concepção dialógica da linguagem, Latim, Didática, Ensino superior.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada da teoria dialógica para a inovação/atualização do ensino-aprendizagem de língua latina, realizada no período letivo 2015.1, com quatro turmas do curso de Letras da Universidade Regional do Cariri, Ceará. O plano metodológico segue a orientação dialógica de estudo da língua ancorado na sua realidade de uso, isto é, a partir de enunciados concretos considerados em sua inserção histórica, ideológica e sociocultural. Os resultados obtidos demonstram que a teoria dialógica representa, sim, uma alternativa teórico-metodológica exequível, cuja aplicação promove ganhos heurísticos para a inovação e/ou atualização do ensino-aprendizagem de língua latina, sobretudo, em termos de aumento de interesse dos estudantes e da própria compreensão deles acerca da finalidade do estudo do latim.

 

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Biografia do Autor

  • Francisco de Freitas Leite, Universidade Regional do Cariri-URCA

    Doutor em Linguística (PROLING/UFPB - 2014), mestre em Linguística (PROLING/UFPB - 2009), especialista em Ensino de Língua Portuguesa (URCA - 1999) e graduado em Letras (URCA - 1998). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Regional do Cariri-URCA, coordenador na URCA do DINTER (UFC/URCA) em Linguística, pesquisador do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária NETLLI, pesquisador do Grupo de Pesquisas em Estudos Clássicos e Linguísticos GREC, editor-geral da Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli e editor-adjunto da Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa e Língua Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística histórica, história da língua portuguesa, poesia brasileira e teoria/análise dialógica do discurso.

  • Maria Margarete Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Ceará – UFC

    Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1983), em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (1989), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). É professora Associado, nível I, da Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos - GETEME/UFC. Desenvolve pesquisas na área de Linguística de Texto, atuando principalmente em análise de gêneros, gêneros promocionais e referenciação. É membro do GT da ANPOL de Linguística de Texto e Análise da Conversação. Tem publicações em análise de gêneros, com ênfase nos gêneros publicitários e nas estratégias de construção dos sentidos do texto (referenciação, intertextualidade, multimodalidade).

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Publicado

03-03-2017