“Lei do espanhol”

discursividade e representações acerca da lei das metades

Autores

  • Fernanda Peçanha Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais Autor

Palavras-chave:

Língua Espanhola, Lei Nº 11.161/2005, Representações, Análise de Discurso, Professores E/LE.

Resumo

Objetivamos neste artigo problematizar o discurso da “Lei do espanhol”. Abordamos também os efeitos de sentido contidos nos dizeres dos sujeitos-professores que nos levaram a depreender representações acerca da lei e seus impactos como política pública, especialmente. O percurso teórico-metodológico foi desenvolvido a partir do corpus de pesquisa constituído por dizeres de professores de espanhol e do texto integral da Lei nº 11.161/2005. Nosso aporte teórico está ancorado na vertente francesa da Análise de Discurso com atravessamento da psicanálise lacaniana. Operamos com a noção de acontecimento e com os conceitos foucaultianos de arquivo e de dispositivo do poder. Nossa investigação permitiu interpretar que essa lei é representada como um mecanismo de poder faltoso.

 

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Biografia do Autor

  • Fernanda Peçanha Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutoranda e Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciada em Letras, habilitação em língua portuguesa e língua espanhola pela UFMG. É professora efetiva de língua espanhola do Colégio Técnico da UFMG. Tem experiência na área de Letras atuando principalmente na área de análise do discurso francesa em interface com psicanálise, ensino de línguas estrangeiras, internacionalização de experiências escolares e pluralidade cultural.

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Publicado

01-11-2017