Como os professores chilenos em formação corrigem os erros na escrita?
Palavras-chave:
correção de erros, professores em formação, escrita em L2, estratégias de feedback corretivo escritoResumo
A maioria das pesquisas sobre correção de erros aborda estratégias de feedback usadas na sala de aula e o efeito dessas estratégias no desempenho dos alunos. No entanto, não foram realizadas muitas pesquisas sobre a competência real dos professores em formação ao fornecer feedback corretivo escrito. Com essa ideia em mente, um estudo foi conduzido para investigar a forma como os professores de Inglês em formação corrigem os erros do aluno na escrita. Para fazer isso, os participantes foram convidados a completar uma tarefa de correção de erros que obrigou o professor a marcar o ensaio de opinião de um aluno na forma como eles normalmente o fariam como parte de suas práticas de ensino e responder a um questionário relacionado à maneira como eles corrigiram a tarefa. Os resultados mostraram que a maioria dos professores tende a corrigir erros de forma abrangente, em vez de seletivamente, optando por estratégias de feedback direto ao invés de indiretas.
Downloads
Referências
ARANGUIZ, M. F.; QUINTANILLA, A. Oral Corrective Feedback Strategies in EFL. A Pilot Study in Chilean Classrooms. ELIA Estudios de Lingüística Inglesa Aplicada, Sevilla, v. 16, p. 103-132, 2016. Doi: https://doi.org/10.12795/elia.2016.i16.05
BARNARD, R.; SCAMPTON, D. Teaching Grammar: A Survey of EAP Teachers in New Zealand. New Zealand Studies in Applied Linguistics, Auckland, v. 14, n. 2, p. 59-82, 2008.
BITCHENER, J.; KNOCH, U. The Value of a Focused Approach to Written Corrective Feedback. ELT Journal, Oxford, v. 63, n. 3, p. 204-211, 2009. Doi: https://doi.org/10.1093/elt/ccn043
BITCHENER, J.; YOUNG, S.; CAMERON, D. The Effect of Different Types of Corrective Feedback on ESL Student Writing. Journal of Second Language Writing, Elsevier, v. 14, n. 3, p. 191-205, 2005. Doi: https://doi.org/10.1016/j.jslw.2005.08.001
ÇAPAN, S. Pre-Service English as a Foreign Language Teachers’ Belief Development about Grammar Instruction. Australian Journal of Teacher Education, Perth, v. 39, n. 12, p. 131-152, 2014. Doi: https://doi.org/10.14221/ajte.2014v39n12.9
CASSANY, D. Reparar la escritura. Didáctica de la Corrección de lo Escrito. Barcelona: Graó, 1993.
CHANDLER, J. The Efficacy of Various Kinds of Error Feedback for Improvement in the Accuracy and Fluency of Student Writing. Journal of Second Language Writing, Elsevier, v. 12, n. 13, p. 267-296, 2003. Doi: https://doi.org/10.1016/S1060-3743(03)00038-9
ELLIS, J. Peer Feedback on Writing: Is On-line Actually Better Than on Ppaper? Journal of Academics Language & Learning, Queensland, v. 5, n. 1, p. 88-99, 2011.
ELLIS, R. The Study of Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1997.
ELLIS, R. A Typology of Written Corrective Feedback Types. ELT Journal, Oxford, v. 63, n. 2, p. 97-107, 2009. Doi: https://doi.org/10.1093/elt/ccn023
ELLIS, R.; SHEN, Y.; MURAKAMI, M.; TAKASHIMA, H. The Effects of Focused and Unfocused Written Corrective Feedback in an English as a Foreign Language Context. System, Elsevier, v. 36, n. 3, p. 353-371, 2008. Doi: https://doi.org/10.1016/j.system.2008.02.001
FERREIRA, A. Estrategias de Feedback Efectivas para el Aprendizaje de Lenguas Extranjeras Asistidas por Computador. Revista Signos, Lajeado, RS, v. 40, n. 65, p. 40-55, 2007.
FERREIRA, A. El Efecto del Feedback Correctivo para Mejorar la Destreza Escrita en ELE. Colomb. Appl. Linguist. J., Bogotá, v. 19, n. 1, p. 37-50, 2017.
FERREIRA, A.; OPORTUS, R.; FUENTES, K. Tiempos de Respuesta y Feedback Correctivo Escrito en Aprendientes de ELE. Revue Française de Linguistique Appliquée, Paris, v. 11, n. 2, p. 109-122, 2016.
FERRIS, D. The Case for Grammar Correction in L2 Writing Classes, a Response to Truscott. Journal of Second Language Writing, Elsevier, v. 8, n. 1, p. 1-12, 1999. Doi: https://doi.org/10.1016/S1060-3743(99)80110-6
FERRIS, D. Treatment of Error in Second Language Student Writing. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2002.
FERRIS, D. The “Grammar Correction” Debate in L2 Writing: Where Are We, and Where do We Go From Here? (and What do We do in the Meantime?). Journal of Second Language Writing, Elsevier, v. 13, n. 1, p. 49-62, 2004. Doi: https://doi.org/10.1016/j.jslw.2004.04.005
FERRIS, D. Second Language Writing Research and Written Corrective Feedback in SLA Intersections and Practical Applications. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 32, n. 2, p. 181-201, 2010. Doi: https://doi.org/10.1017/S0272263109990490
FERRIS, D.; ROBERTS, B. Error Feedback in L2 Writing Classes: How Explicit does It Need to Be? Journal of Second Language Writing, Elsevier, v. 10, n. 3, p.161-184, 2001. Doi: https://doi.org/10.1016/S1060-3743(01)00039-X
HYLAND, K.; HYLAND, F. Feedback in Second Language Writing: Contexts and Issues. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. Doi: https://doi.org/10.1017/CBO9781139524742
KLOSS, S. Análisis de Errores: Una Base Teórica para Mejorar la Producción Escrita de Estudiantes de Periodismo. 2014. Thesis (M.A. in Applied Linguistics) - Facultad de Humanidades y Artes, Universidad de Concepción, Chile, 2014.
KOTZ, G.; FERREIRA, A. La Precisión Gramatical Mediada por la Tecnología: El Análisis y Tratamiento Automático de Errores. Literatura y Lingüística, Santiago de Chile, n. 27, p. 219- 242, 2013.
LAFLEUR, N.; FERREIRA, A. Efectividad del Feedback Correctivo Escrito Directo para Mejorar el Aprendizaje de las Preposiciones por y para en Español/L2. Alpha, Patos de Minas, n. 43, p. 57-74, 2016.
LEE, I. How do Hong Kong English Teachers Correct Errors in Student Writing? Education Journal, Hong Kong, v. 31, n. 1, p. 153-169, 2003.
LEE, I. Error Correction in L2 Secondary Writing Classrooms: The Case of Hong Kong. Journal of Second Language Writing, Elsevier, v. 13, n. 4, p. 285-312, 2004. Doi: https://doi.org/10.1016/j.jslw.2004.08.001
LILLO, J. Efecto del Feedback Correctivo Directo y Metalingüistico en el Proceso de Escritura de una L2 en el Contexto Escolar: Estudio Piloto. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 53, n. 1, p. 163-182, 2014. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-18132014000100009
LILLO, J.; SAÉZ, K. The Effect of Written Corrective Feedback in Second Language Acquisition. Revista Signos. Estudios de Lingüística, Valparaiso, v. 50, n. 94, p. 217-240, 2017.
MUÑOZ, B.; FERREIRA, A. El Feedback Correctivo Escrito Indirecto en el Aprendizaje de la Forma Comparativa de Adjetivos en Inglés. Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura, Barcelona, v. 27, n. 1, p. 73-89, 2017.
ORTIZ, M. The Use of Indirect Focused Corrective Feedback with Metalinguistic Clues in the Acquisition of the Suffix -s in the Third Person Singular in Pre-Service EFL Teachers from a Chilean University. Folios, Bogotá, v. 44, p. 2, p. 127-136, 2016.
REID, J. (1998). ‘‘Eye’’ Learners and ‘‘Ear’’ Learners: Identifying the Language Needs of International Students and U.S. Resident Writers. In: BYRD, P.; REID, J. M. (Org.). Grammar in the Composition Classroom: Essays on teaching ESL for College-Bound Students. Boston: Heinle & Heinle, 1998. p. 3-17.
SHEN, Y. The Effect of Focused Written Corrective Feedback and Language Aptitude on ESL Learners’ Acquisition of Articles. TESOL Quarterly, Wiley Online Library, v. 41, n. 2, p. 255-283, 2007.
SHEN, Y. Corrective Feedback, Individual Differences and Second Language Learning. Dordrecht: Springer, 2011. Doi: https://doi.org/10.1007/978-94-007-0548-7
SHEN, Y.; WRIGHT, D.; MOLDAWA, A. Differential Effects of Focused and Unfocused Written Correction on the Accurate use of Grammatical Forms by Adult ESL Learners. System, Elsevier, v. 37, n. 4, p. 556-569, 2009. Doi: https://doi.org/10.1016/j.system.2009.09.002
SUÁREZ, S.; BASTO, E. Identifying Pre-Service Teachers’ Beliefs about Teaching EFL and Their Potential Changes. Profile Issues in Teachers’ Professional Development, Bogotá, v. 19, n. 2, p. 167-184, 2017.
TRUSCOTT, J. The Case Against Grammar Correction in L2 Writing Classes. Language Learning, Wiley Online Library, v. 6, n. 2, p. 327-369, 1996.
TRUSCOTT, J. The Effect of Error Correction on Learners’ Ability to Write Accurately. Journal of Second Language Writing, Elsevier, v. 16, n. 4, p. 255-272, 2007. Doi: https://doi.org/10.1016/j.jslw.2007.06.003
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


