Brasil e Argentina

interação no meio virtual e formação (inicial e continuada) de professores de língua espanhola

Autores

  • Amábile Piacentine Drogui Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Apucarana Autor

Palavras-chave:

interação Brasil e Argentina, formação de professores de língua espanhola, plataforma Moodle, gênero fórum virtual educacional

Resumo

Este artigo visa apresentar uma pesquisa que, articulando formação inicial e continuada, teve por objetivo avaliar se a interação, mediada por gêneros do meio virtual, em ambiente virtual de aprendizagem, pode resultar na mobilização de tipos discursivos que indiquem a aprendizagem de conteúdos propostos. Para geração dos dados, realizou-se uma intervenção de cunho formativo, que ocorreu por meio de um curso on-line - via plataforma Moodle - cujos participantes foram dezesseis brasileiros em formação continuada, que atuam como professores de língua espanhola em escolas públicas pertencentes ao NRE de Apucarana (PR), e dezesseis argentinos, em formação inicial, da Universidad Nacional de Córdoba (UNC). Os dados gerados são analisados levando em conta os gêneros como instrumentos psicológicos de mediação (SCHNEUWLY, 2010) e a interação como propiciadora de aprendizagem (VIGOTSKI, 1994, 2002). Os resultados apontam que a interação, entre tutora/participantes e participante/participantes, mediada pelo fórum virtual, associado aos demais recursos disponibilizados no Moodle, propicia a aprendizagem de conteúdos propostos.

 

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Biografia do Autor

  • Amábile Piacentine Drogui, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Apucarana

    Mestre em Estudos da Linguagem pela UEL (2014), possui graduação em LETRAS - PORTUGUÊS e ESPANHOL pela UEL-Universidade Estadual de Londrina (2002); Especialização em Língua Portuguesa pela UEL- (2004); Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras pela UEL - (2011). Atua como docente no curso de Letras/Espanhol da UNESPAR - Campus de Apucarana . Desenvolve pesquisas relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras com base nos gêneros textuais, às novas tecnologias de informação e comunicação, à formação docente, ao interacionismo sociodiscursivo e aos agires de linguagem em diferentes esferas de atividade humana.

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Publicado

11-03-2019