O ensino das partículas modais alemãs

estratégias didáticas em ALE

Autores

  • Marceli Aquino Universidade de São Paulo (USP) Autor

Palavras-chave:

partículas modais alemãs, ensino de língua alemã, estratégias didáticas

Resumo

A investigação das partículas modais alemãs (doravante PMs) vem ganhando cada vez mais atenção no ensino de alemão como língua estrangeira (ALE). As dificuldades de aquisição das PMs podem ser superadas com a aplicação de estratégias didáticas, como: a análise contextual, a qual são diretamente dependentes; o conhecimento da função nuclear de cada PM; a distinção de seus homônimos; intenções e expectativas dos interlocutores; a análise contrastiva dos equivalentes funcionais em português. Assim, as PMs devem ser analisadas considerando seus aspectos gramaticais e pragmáticos. Oferecemos neste trabalho soluções didáticas e sugestões de materiais (filmes e quadrinhos) para a mediação das PMs em ALE para brasileiros, incentivando o desenvolvimento de habilidades comunicativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABRAHAM, W. Introduction. In: ABRAHAM, W. (ed.). Discourse particles: descriptive and theoretical investigations on the logical, syntactic, and pragmatic properties of discourse particles in German. Amsterdam: Johns Benjamins, 1991a. p. 1-10. Doi: https://doi.org/10.1075/pbns.12

ABRAHAM, W. Discourse particles in German: how does their illocutive force come about? In: ABRAHAM, W. (ed.). Discourse particles: descriptive and theoretical investigations on the logical, syntactic, and pragmatic properties of discourse particles in German. Amsterdam: Johns Benjamins , 1991b. p. 203-252. Doi: https://doi.org/10.1075/pbns.12

ABRAHAM, W. Diskurspartikeln zwischen modalität, modus und fremdbewusstseins-abgleich (theory of mind). In: HARDEN, T. H.; HENTSCHEL, E. (ed.). 40 Jahre Partikelforschung Tübingen: Stauffenburg, 2010. p. 33-70.

ABRAHAM, W.; LEISS, E. Modality and theory of mind elements across languages Berlin: De Gruyter, 2012. Doi: https://doi.org/10.1515/9783110271072

AQUINO, M. A função dinâmica das partículas modais alemãs doch e ja no ensino de línguas 2012. 110f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

AQUINO, M. O esforço de processamento das partículas modais doch e wohl em tarefas de pós-edição: uma investigação processual no par linguístico alemão/português. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

AQUINO, M. O processamento das partículas modais alemãs em tarefas de pós-edição. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 20, n. 30, p. 65-85, 2017a. Doi: https://doi.org/10.11606/1982-88372032156

AQUINO, M. O questionário como ferramenta de ensino de partículas modais alemãs. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 20, n. 32, p. 156-179, 2017b. Doi: https://doi.org/10.11606/1982-88372032156

AQUINO, M.; ARANTES, P. Modal particles and their functional equivalents in Brazilian Portuguese: analyzing modal elements in a cross-linguistic perspective. No prelo.

BUSSE, D. Partikeln im unterricht Deutsch als fremdsprache. Muttersprache, Berlin, v. 102, n. 1, p. 37-59, 1992.

CANALE, M.; SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics, Oxford, v. 1, n. 1, p. 1-47, 1980. Doi: https://doi.org/10.1093/applin/1.1.1

CARY, S. Going graphic: comics at work in the multilingual classroom. Portsmouth: Heinemann, 2004.

CHOMSKY, N. Rules and representations New York: Columbia University Press, 1980. Doi: https://doi.org/10.1017/S0140525X00001515

DEGAND, L.; CORNILLIE, B.; PIETRANDREA, P. Discourse markers and modal particles: two sides of the same coin? In: DEGAND, L.; CORNILLIE, B.; P. PIETRANDREA. (ed.). Discourse markers and modal particles: categorization and description. Amsterdam: John Benjamins, 2013. p. 1-18. Doi: https://doi.org/10.1075/pbns.234.01deg

DIEWALD, G. Discourse particles and modal particles as grammatical elements. In: FISCHER, K. (ed.). Approaches to discourse particles Amsterdam: Elsevier, 2006. p. 403-426.

DIEWALD, G. Same same but different: modal particles, discourse markers and the art (and purpose) of categorization. In: DEGAND, L.; PIETRANDREA, P.; CORNILLIE, B. (ed.). Discourse markers and modal particles: categorization and description. Amsterdam: John Benjamins , 2013. p. 19-46. Doi: https://doi.org/10.1075/pbns.234.02die

DUCH-ADAMCZYK, J. Vermittlung der Abtönungspartikeln im DaF-Unterricht. In: SKOWRONEK, B. (ed.). Glottodidactica Kraków: Wydawnictwo Naukowe UAM, 2012. p. 25-35. v. 39. Doi: https://doi.org/10.14746/gl.2012.39.1.3

DUDEN. Grammatik der deutschen Gegenwartssprache Mannheim: Bibliographisches Institut, 2016.

HALL, K.; SCHEINER, B. Übungsgrammatik für die oberstufe: B2/C2. München: Hueber, 2014.

HANSEN, G. Retrospection methods in translator training and translation research. Journal of Specialised Translation, London, v. 5, p. 2-41, 2006.

HEGGELUND, K. Zur bedeutung der deutschen modalpartikeln in gesprächen unter besonderer berücksichtigung der sprechakttheorie und der daf-perspektive. Linguistik Online, Berna, v. 9, n. 2, 2001. Doi: https://doi.org/10.13092/lo.9.969

HELBIG, G. Lexikon deutscher partikeln 2. ed. Leipzig: Verlag Enzyklopädie, 1990.

HELBIG, G.; KÖTZ, W. Die partikeln Leipzig: Verlag Enzyklopädie , 1991.

HENTSCHEL, E. Wenn partikeln frech werden. In: HELD, G. (Ed.). Partikeln und höflichkeit Berlin: Peter Lang, 2003. p. 55-72.

HENTSCHEL, E.; WEYDT, H. Der pragmatische mechanismus: denn und eigentlich. In: WEYDT, H. (ed.). Partikeln und interaktion Tübingen: Niemeyer, 1983. p. 263-273. Doi: https://doi.org/10.1515/9783111661643.263

HENTSCHEL, E.; WEYDT, H. Handbuch der deutschen grammatik Berlin: De Gruyter , 2013. v. 4. Doi: https://doi.org/10.1515/9783110312973

JOHNEN, T. Aí como partícula modal do português. In: MOTA, J. (ed.). CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINGUÍSTICA, 1., 1994, Salvador. Anais […]. Salvador: Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, 1997. p. 3-9. Disponível em: Disponível em: https://bit.ly/2WX8Jog Acesso em: 24 jun. 2019.

KIENPOINTNER, M. Unhöfliche partikeln? Kompetitive verwendung von partikeln in der Alltagskonversation. In: HELD, G. (ed.). Partikeln und höflichkeit Berlin: Peter Lang , 2003. p. 73-94.

KRIVONOSOV, A. Zum problem der klassifizierung der deutschen partikeln. In: WEYDT, H. (ed.). Sprechen mit partikeln Berlin: De Gruyter , 1989. p. 30-38.

LEISS, E. Epistemicity, evidentiality, and Theory of Mind (ToM). In: ABRAHAM, W. Modality and theory of mind: elements across languagues. Berlin: De Gruyter , 2012. p. 37-66.

LOCHTMANN, K.; DE BOE, S. Die soziolinguistische kompetenz bei daf-lernenden und die rolle der modalpartikeln. Zeitschrift für Interkulturellen Fremdsprachenunterricht, [S.l.], v. 18, n. 2, p. 142-156, 2013.

MEIRELES, S. Onomatopeias e interjeições em histórias em quadrinhos em língua alemã. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 11, p. 157-188, 2007. Doi: https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2007.62158

MÖLLERING, M. Teaching German modal particles: a corpus-based approach. Language Learning & Technology, Santa Barbara, v. 5, p. 130-151, 2001.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula São Paulo: Contexto, 2003.

RÖSLER, D. Teaching German modal particles. International Review of Applied Linguistics, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 33-38, 1982. Doi: https://doi.org/10.1515/iral.1982.20.1-4.33

SOUZA, M. Funções comunicativas de partículas modais alemãs em fóruns de discussão na internet. 2008. Dissertação (Mestrado em Língua Alemã) - Departamento de Letras modernas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SPERBER, D.; WILSON, D. Teoria da relevância. Linguagem em Discurso, Tubarão, v. 5, número especial, p. 221-268, 2005.

THURMAIR, M. Alternative überlegungen zur didaktik von modalpartikeln Deutsch als Fremdsprache, Regensburg, v. 47, n. 1, p. 3-9, 2010.

WALTEREIT, R.; DETGES, U. Different functions, different histories: modal particles and discourse markers from a diachronic point of view. Catalan Journal of Linguistic, Barcelona, v. 6, p. 61-80, 2007. Doi: https://doi.org/10.5565/rev/catjl.124

WELKER, H. As partículas modais no alemão e no português e as equivalências de aber, eben, etwa e vielleicht 1990. Dissertação (Mestrado em Língua Alemã) - Departamento de Linguística, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 1990.

WENZEL, V. Relationelle strategien in der fremdsprache: pragmatische und interkulturelle aspekte der niederländischen lernersprache von deutschen. Münster: Agenda Verlag, 2002.

WEYDT, H. Abtönungspartikel: die deutschen modalwörter und ihre französischen entsprechungen. Berlin: Gehlen, 1969.

WEYDT, H. Kleine deutsche Partikellehre: ein Lehr- und Übungsbuch für Deutsch als Fremdsprache. Stuttgart, 1983.

WEYDT, H. (Warum) Spricht man mit partikeln überhaupt höflich? In: HELD, G. (ed.). Partikeln und höflichkeit Frankfurt: Peter Lang, 2003. p. 13-39.

WEYDT, H. What are particles good for? In: FISCHER, K. (ed.). Approaches to discourse particles Amsterdam: Elsevier , 2006. p. 205-218. (Studies in Pragmatics, 1)

WIERZBICKA, A. Cross-cultural pragmatics Berlin: De Gruyter , 1991.

ZIMMERMAN, K. Warum sind modalpartikeln ein lernproblem? In: WEYDT, H. (ed.). Partikeln und deutschunterricht: abtönungspartikeln für lerner des deutschen. Heidelberg: Julius Groos, 1981. p. 111-122.

Downloads

Publicado

05-05-2020