Tempo e espaço

pontos de contato em gêneros discursivos na Pedagogia da Alternância

Autores

  • Cícero da Silva Universidade Federal do Tocantins Autor

Palavras-chave:

gêneros discursivos, escrita, enunciação, letramento, Pedagogia da Alternância.

Resumo

Neste artigo, objetiva-se analisar como o Tempo Escola e o Tempo Comunidade estão marcados/representados nos gêneros Caderno da Realidade e Caderno de Acompanhamento, dois instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância (PA). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativo-interpretativista. O corpus é constituído por textos de seis exemplares do Caderno da Realidade e de três exemplares do Caderno de Acompanhamento, sendo utilizadas nas análises as categorias enunciativas na perspectiva benvenisteana. O estudo mostra que esses gêneros constituem lugar de grande relevância para registros de atividades e permitem ao estudante não só evidenciar suas experiências vivenciadas nos dois espaços e tempos formativos da PA, mas também expressar a reflexão, os saberes adquiridos, fazendo as devidas generalizações esperadas pela formação.

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Biografia do Autor

  • Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins
    Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Letras com habilitação em Português-Inglês e respectivas literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Campus de Araguaína e no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, campus de Tocantinópolis. Editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo, Editor administrativo da Revista EntreLetras e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC/UFT). Tem experiência na área de Linguística e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, práticas de leitura/escrita, práticas pedagógicas em Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.

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Publicado

05-05-2020