Estativos e suas características

Autori

  • Renato Miguel Basso UNICAMP Autor
  • Rodolfo Ilari UNICAMP Autor

Abstract

A maioria dos trabalhos em Aktionsart e Aspecto pressupõe que os verbos estativos formem uma classe homogênea e que possam ser facilmente identificados por testes distribucionais baseados na (in)compatibilidade com o imperativo (I), com a perífrase progressiva (PP) e com certos tipos de adjuntos temporais (AT). Nas primeiras seções deste trabalho, analisamos dados do Português Brasileiro (PB) contrários a essa visão. Mostramos que alguns estativos são compatíveis com a PP, com o I, ou ambos, e também com os tipos de AT tidos como problemáticos. Nas últimas seções, desenvolvendo uma idéia inicial proposta pelo Prof. John Schmitz, sustentamos que, considerando-se o PB, a classe dos estativos deve ser subdividida em subclasses cujo comportamento face a I, PP e AT pode ser previsto pela interação de traços semânticos como [± controle ] e [± mudança].

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

BERTINETTO, P. M. Tempo, aspetto e azione nel verbo italiano. Il sistema dell'indicativo. Florença: Accademia della Crusca, 1986.

BERTINETTO, P. M. Il Sintagma Verbale. In: Renzi, L.; Salvi, G. (Ed.). Grande grammatica italiana di consultazione. Bologna: Il Mulino, 1991. p. 13-161.

BERTINETTO, P. M. Il dominio tempo-aspettuale: Demarcazioni, intersezioni, contrasti. Torino: Rosenberg and Sellier, 1997.

BERTINETTO, P. M. On a frequent misunderstanding in the temporal-aspectual domain: The 'Perfective = Telic Confusion'. Avaliable from Internet: http://alphalinguistica.sns.it/QLL 2001.

BOERTIEN, H. Ordergin Auxiliares as Main Verbs. Glossa, n. 13, p. 81-114, 1979.

SCHMITZ, J. R. A Oposição estrutural/fenomenal e a análise do aspecto progressivo. São Paulo: PUC-São Paulo, 1981a. (mimeo)

SCHMITZ, J. R. The Progressive Construction and Stativeness in Brazilian Portuguese. São Paulo: PUC-São Paulo, 1981b. (mimeo)

VENDLER, Zeno. Linguistics in Philosophy. New York: Cornell University Press, 1967.

Pubblicato

2012-02-10