Repensando os saberes

mudanças nos paradigmas epistemológicos e a formação de professores de língua estrangeira

Autori

  • Carlos Renato Lopes USP

Parole chiave:

Conhecimento, paradigmas epistemológicos, formação de professores, língua estrangeira

Abstract

Este artigo propõe investigar o modo como novas formas de se pensar o conhecimento na contemporaneidade, momento de transição entre paradigmas epistemológicos, implicam a necessidade de uma problematização de práticas pedagógicas assentadas em modelos tradicionais de transmissão, reprodução e validação dos saberes. Em particular, discutimos as possíveis implicações que tal problematização traria para a prática dos sujeitos envolvidos na formação de professores de língua estrangeira desenvolvida dentro dos atuais programas de licenciatura do país.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

ALLEN, B. Knowledge and Civilization Boulder; Oxford: Westview, 2004.

APPADURAI, A. The Right to Research. Globalisation, Societies and Education, v. 4, n. 2, p. 167-177, Jul. 2006.

BRUNER, J. The Relevance of Education New York: Norton, 1973.

CANAGARAJAH, S. Introduction. In: ______ (Org.). Reclaiming the Local in Language Policy and Practice Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. p. xiii-xxx.

CANAGARAJAH, S. Reconstructing Local Knowledge, Reconfiguring Language Studies. In: ______ (Org.). Reclaiming the Local in Language Policy and Practice Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. p. 3-24.

CASTELLS, M. The Rise of the Network Society - The Information Age: Economy, Society and Culture. Oxford: Blackwell, 1996. v. 1.

CILLIERS, P. Por que não podemos conhecer as coisas complexas completamente? In: GARCIA, R. L. (Org.). Método métodos contramétodo São Paulo: Cortez, 2003. p. 181-191.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge, 2000.

DEN HEYER, K. Implicated and Called Upon: Challenging an Educated Position of Self, Others, Knowledge and Knowing as Things to Acquire. Critical Literacy: Theories and Practices, v. 3, n. 1, p. 26-35, 2009.

FEATHERSTONE, M.; VENN, C. Problematizing Global Knowledge and the New Encyclopaedia Project: An Introduction. Theory, Culture & Society, v. 23, n. 2-3, p. 1-20, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da tolerância São Paulo: Editora da Unesp, 2005.

FREITAS, A. L. S. Um ensaio sobre a cegueira e o conhecimento. In: ______; MORAES, S. C. (Org.). Contra o desperdício da experiência: a Pedagogia do Conflito revisitada. Porto Alegre: Redes, 2009. p. 41-75.

GEE, J. P. Situated Language and Learning: A Critique of Traditional Schooling. New York; London: Routledge, 2004.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GRIGOLETTO, M. Representação, identidade e aprendizagem de língua estrangeira. In: CORACINI, M. J. (Org.). Identidade e discurso: (des)construindo subjetividades. Campinas: Editora da Unicamp / Chapecó: Argos, 2003. p. 223-235.

GRIGOLETTO, M. Um saber sobre os sujeitos: práticas de subjetivação no discurso político-educacional sobre línguas estrangeiras. Claritas, n. 9, p. 45-55, 2007.

JOHNSON, K. E. Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective. New York; London: Routledge, 2009.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies: Everyday Practices and Social Learning. 3. ed. New York: McGraw Hill / Open University Press, 2011.

LANKSHEAR, C.; PETERS, M.; KNOBEL, M. Information, Knowledge and Learning: Some Issues Facing Epistemology and Education. Journal of Philosophy of Education, v. 34, n. 1, p. 17-39, 2000.

MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: PSY II, 1995.

OAKESHOTT, M. Rationalism in Politics and Other Essays , 2. rev. ed. Indianapolis: Liberty, 1991 apud RAJAGOPALAN, K. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.

RAJAGOPALAN, K. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.

SANTOS, B. S. Globalizations. Theory, Culture & Society, v. 23, n. 2-3, p. 393-399, 2006.

SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos CEBRAP, n. 79, p. 71-94, 2007.

SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Introdução. In: ______ (Org.). Epistemologias do Sul Coimbra: Almedina, 2009. p. 9-19.

SCHOLTE, J. A. Globalization: A Critical Introduction. 2. ed. New York: Palgrave MacMillan, 2005.

SOUZA, L. M. T. M. Gaza 2009: Notes on Critically Reading Conflict. Critical Literacy: Theories and Practices, v. 3, n. 1, p. 86-89, 2009.

SPRING, J. Research on Globalization and Education. Review of Educational Research, v. 78, n. 2, p. 330-363, 2008.

THAYER-BACON, B. A Pragmatist and Feminist Relational (E)pistemology. European Journal of Pragmatism and American Philosophy, v. II, n. 1, p. 1-22, 2010.

TODD, S. Toward an Imperfect Education: Facing Humanity, Rethinking Cosmopolitanism. Boulder: Paradigm, 2009.

Pubblicato

2025-02-10