Quem tem medo da fluidez na linguagem?

podem es trans-subalternes falar?

Autores

Palavras-chave:

paisagens linguísticas, linguagem inclusiva de gênero, corpos trans subalternos, translinguagem, ensino de línguas

Resumo

Neste artigo, o espaço público não é considerado neutro, mas uma arena onde significados são contestados e, também, negociados. Como tal, defendemos que Paisagens Linguísticas (PL) podem ser usadas como uma ferramenta educacional para a aprendizagem de línguas e para a interpretação de questões políticas e sociais (SHOHAMY; GORTER, 2009, p. 9). Portanto, com base em estudos de linguagem, letramentos visuais, estética, política e inclusão social, clamamos por uma redefinição do processo de translinguagem e buscamos uma compreensão desse processo para além do bilinguismo e do multilinguismo. Defendemos a necessidade de expandir nosso entendimento sobre translinguagem e situá-la também no âmbito de linguagens nomeadas e “delimitadas”. Para abordar a translinguagem e a linguagem inclusiva de gênero, cada seção começa com a problematização de uma ou mais Paisagens Linguísticas de dois contextos: a Universidade de São Paulo ou a cidade de São Paulo e discutimos os conceitos de Différance e de trans-subalterne, a representação epistêmica e violenta de Outre, e como os conceitos da Polícia e da Política (RANCIÈRE, 2004; 2010) influenciam de forma decisiva a estética e a significação das translinguagens e de corpos trans.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRADE, L. N. Travestis na escola: assujeitamento e resistência à ordem normativa. Rio de Janeiro, RJ: Metanoia Editora, 2015. 346 p.

ANDREOTTI, V.; MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Reading the world through other eyes. Derby, UK: Global Education, 2008. 41 p.

BUTLER, J. Bodies that matter. New York, NY: Routledge, 2011. 226 p.

CAMPANELLA, B. Reconhecimento datificado em plataformas digitais: lógicas e implicações. Civitas, v. 21, n. 2, p. 282-292, May-Aug. 2021. DOI: 10.15448/1984-7289.2021.2.39909. Available at: https//doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39909. Accessed on: 30 May 2022.

CASTRO, M. Translanguaging: teaching at the intersection of language and social justice. Madison, WI: WIDA Focus Bulletin, 2020. Available at: https://wida.wisc.edu/sites/default/files/resource/Focus-Bulletin-Translanguaging.pdf. Accessed on: 30 May 2022.

CASTRO-GÓMEZ, S. The Missing Chapter of Empire: Postmodern reorganization of coloniality and post-Fordist Capitalism. Cultural Studies, v. 21, n. 2-3, p. 428-448, 2007. DOI: 10.1080/09502380601162639. Available at: https://doi.org/10.1080/09502380601162639. Accessed on: 30 May 2022.

CONNELL, R. Southern Theory: the global dynamics of knowledge in social science. Cambridge, UK: Polity Press, 2007. 271 p.

DOS SANTOS, A. L. P. Língua para todes: um olhar formal sobre a expressão do gênero gramatical no Português e a demanda pela língua(gem) inclusiva. Revista Ártemis, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 160–178, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2019v28n1.41827. Available on: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2019v28n1.41827. Access on: 4 May 2022.

EVANGELISTA, R. Para Além das Máquinas de Adorável Graça: cultura hacker, cibernética e democracia. São Paulo, SP: Edições Sesc São Paulo, 2018. 113 p.

GARCÍA, O.; KLEIFGEN, J. A. Translanguaging and literacies. Reading Research Quarterly, v. 55, n. 4, p. 553-571, 2019. DOI: 10.1002/rrq.286. Available at: https://doi.org/10.1002/rrq.286. Accessed on: 30 May 2022.

GUSTAFSSON, S. M, BÄCK E. A.; LINDQVIST. A. Introducing a gender-neutral pronoun in a natural gender language: the influence of time on attitudes and behavior. Frontiers in Psychology, v. 6, n. 893, 2015. DOI: 10.3389/fpsyg.2015.00893. Available at: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.00893. Accessed on: 30 May 2022.

HARDT, M.; NEGRI, A. Imperio. Bogotá: Ediciones desde Abajo, 2001.

HONNETH, A.; MARGALIT, A. Recognition. Aristotelian Society Supplementary Volume, v. 75, n. 1, p. 111-139, 2001. DOI: 10.1111/1467-8349.00081. Available at: https://doi.org/10.1111/1467-8349.00081. Accessed on: 30 May 2022.

HULT, F. M. Language ecology and linguistic landscape analysis. In: SHOHAMY, E; GORTER, D. (eds.) Linguistic Landscape: expanding the scenery. New York, NY: Routledge, 2009, p. 88-104.

KRISTEVA, J. Powers of Horror: An Essay on Abjection. Translated by Leon S. Roudiez. New York, NY: Columbia University Press, 1982. 219 p.

LIMA, J. D. Todes, sim! Maite Schneider transforma sonhos em realidade a partir da luta por educação e trabalho para pessoas trans. Ecoa UOL, São Paulo, Aug. 2021. Available at: https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/trabalho-causadores---maite-schneider/#cover. Accessed on: 30 May 2022.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Decolonial pedagogies, multilingualism and literacies. Multilingual Margins, v. 6, p. 1-15, 2019. DOI: 10.14426/mm.v6i1.135. Available at: https://doi.org/10.14426/mm.v6i1.135. Accessed on: 30 May 2022.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Engaging the Global by Resituating the Local (Dis)locating the Literate Global Subject and His View from Nowhere. In: ANDREOTTI, V. O., MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Postcolonial Perspectives on Global Citizenship Education. New York, NY: Routledge, 2012. p. 68-83.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Glocal Languages, Coloniality and Globalization from below. In: GUILHERME, M.; SOUZA, L.M.T. (eds.) Glocal languages and Critical Intercultural Awareness. New York, NY: Routledge, 2018. p. 17-41.

MENEZES DE SOUZA, L.T.M.; GUILHERME, M. Towards Globalization from Below. In: GUILHERME, M.; MENEZES DE SOUZA, L. M. T. (eds.). Glocal languages and Critical Intercultural Awareness. New York, NY: Routledge, 2018. p. 240-254.

MIGNOLO, W. Epistemic Disobedience, Independent Thought and Decolonial Freedom. Theory, Culture & Society, v. 26, n. 7-8, p. 1-23, 2009. DOI: 10.1177/0263276409349275. Available at: http://doi.org/10.1177/0263276409349275. Accessed on: 30 May 2022.

MIGNOLO, W. Local Histories/Global Designs: Coloniality, Subaltern Knowledges, and Border Thinking. New Jersey, NJ: Princeton University Press, 2000. 408 p.

MIGUEL, M. D. Educação Linguística em Língua Inglesa e Letramentos Visuais: Um Olhar Decolonial sobre as Paisagens Linguísticas da Cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2021. 145 p. DOI: 10.11606/D.8.2021.tde-07062022-144216. Available at: https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-07062022-144216. Accessed on: 30 May 2022.

MIZAN, S.; ALCANTARA, Y. B. Ecology of Knowledges in Language Teacher Education: The Use of New Technologies in the Contact Zones between Basic and Higher Education. Letras Raras, v. 8, n. 3, p. 168-197, 2019. DOI: 10.35572/rlr.v8i3.1460. Available at: https://doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1460. Accessed on: 30 May 2022.

PESSOTTO, A. L. Língua para Todes: Um Olhar Formal sobre a Expressão do Gênero Gramatical no Português e a Demanda pela Língua(gem) Inclusiva. Revista Ártemis, v. XXVIII, n. 1, p. 160-178, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2019v28n1.41827. Available at: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2019v28n1.41827. Accessed on: 30 May 2022.

PHILLIPS, R. Abjection. Transgender Studies Quarterly, v. 1, n. 1-2, p. 19-21, 2014. DOI: 10.1215/23289252-2399470. Available at: https://doi.org/10.1215/23289252-2399470. Accessed on: 30 May 2022.

RANCIÈRE, J. Dissensus: On Politics and Aesthetics. Edition and translation by Steven Corcoran. London, UK: Continuum, 2010. 230 p.

RANCIÈRE, J. The Politics of Aesthetics: The Distribution of the Sensible. London, UK: Continuum, 2004. 112 p.

ROCHA, C. H. Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue. D.E.L.T.A., v. 35, n. 4, p. 1-39, 2019. DOI: 10.1590/1678-460X2019350403. Available at: https://doi.org/10.1590/1678-460X2019350403. Accessed on: 30 May 2022.

SHOHAMY, E. Language Policy: Hidden Agendas and New Approaches. New York, NY: Routledge, 2006. 208 p.

SHOHAMY, E.; GORTER, D. (eds.) Linguistic Landscape: Expanding the Scenery. New York, NY: Routledge, 2009. 392 p.

SILVA, A. A. C. Letramento Crítico (Visual e Racial): Desconstruindo representações unívocas e suas violências. Revista X, v. 14, n. 5, p. 168-180, 2019. DOI: 10.5380/rvx.v14i5.68452. Available at: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v14i5.68452. Accessed on: 30 May 2022.

SOUSA SANTOS, B. Beyond Abyssal Thinking: From Global Lines to Ecologies of Knowledges, Review, v. XXX, n. 1, p. 45-89, 2007.

SOUSA SANTOS, B. The end of the cognitive empire: the coming of age of epistemologies of the South. Durham, NC: Duke University Press, 2018. 376 p.

SPIVAK, G. C. Can the Subaltern Speak? In: WILLIAMS, P.; CHRISMAN, L. (eds). Colonial Discourse and Post-Colonial Theory. New York, NY: Columbia University Press, 1994. p. 66-111.

TOMPKINS, A. Asterisk. Transgender Studies Quarterly, v. 1, n. 1-2, p. 26-27, 2014. DOI: 10.1215/23289252-2399497. Available at: https://doi.org/10.1215/23289252-2399497. Accessed on: 30 May 2022.

Downloads

Publicado

01-09-2023

Edição

Seção

Número Temático: Translanguaging and Language Policy in the Global South (Lançamento em 2023)