Quem tem medo da fluidez na linguagem?
podem es trans-subalternes falar?
Palavras-chave:
paisagens linguísticas, linguagem inclusiva de gênero, corpos trans subalternos, translinguagem, ensino de línguasResumo
Neste artigo, o espaço público não é considerado neutro, mas uma arena onde significados são contestados e, também, negociados. Como tal, defendemos que Paisagens Linguísticas (PL) podem ser usadas como uma ferramenta educacional para a aprendizagem de línguas e para a interpretação de questões políticas e sociais (SHOHAMY; GORTER, 2009, p. 9). Portanto, com base em estudos de linguagem, letramentos visuais, estética, política e inclusão social, clamamos por uma redefinição do processo de translinguagem e buscamos uma compreensão desse processo para além do bilinguismo e do multilinguismo. Defendemos a necessidade de expandir nosso entendimento sobre translinguagem e situá-la também no âmbito de linguagens nomeadas e “delimitadas”. Para abordar a translinguagem e a linguagem inclusiva de gênero, cada seção começa com a problematização de uma ou mais Paisagens Linguísticas de dois contextos: a Universidade de São Paulo ou a cidade de São Paulo e discutimos os conceitos de Différance e de trans-subalterne, a representação epistêmica e violenta de Outre, e como os conceitos da Polícia e da Política (RANCIÈRE, 2004; 2010) influenciam de forma decisiva a estética e a significação das translinguagens e de corpos trans.
Downloads
Referências
ANDRADE, L. N. Travestis na escola: assujeitamento e resistência à ordem normativa. Rio de Janeiro, RJ: Metanoia Editora, 2015. 346 p.
ANDREOTTI, V.; MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Reading the world through other eyes. Derby, UK: Global Education, 2008. 41 p.
BUTLER, J. Bodies that matter. New York, NY: Routledge, 2011. 226 p.
CAMPANELLA, B. Reconhecimento datificado em plataformas digitais: lógicas e implicações. Civitas, v. 21, n. 2, p. 282-292, May-Aug. 2021. DOI: 10.15448/1984-7289.2021.2.39909. Available at: https//doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39909. Accessed on: 30 May 2022.
CASTRO, M. Translanguaging: teaching at the intersection of language and social justice. Madison, WI: WIDA Focus Bulletin, 2020. Available at: https://wida.wisc.edu/sites/default/files/resource/Focus-Bulletin-Translanguaging.pdf. Accessed on: 30 May 2022.
CASTRO-GÓMEZ, S. The Missing Chapter of Empire: Postmodern reorganization of coloniality and post-Fordist Capitalism. Cultural Studies, v. 21, n. 2-3, p. 428-448, 2007. DOI: 10.1080/09502380601162639. Available at: https://doi.org/10.1080/09502380601162639. Accessed on: 30 May 2022.
CONNELL, R. Southern Theory: the global dynamics of knowledge in social science. Cambridge, UK: Polity Press, 2007. 271 p.
DOS SANTOS, A. L. P. Língua para todes: um olhar formal sobre a expressão do gênero gramatical no Português e a demanda pela língua(gem) inclusiva. Revista Ártemis, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 160–178, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2019v28n1.41827. Available on: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2019v28n1.41827. Access on: 4 May 2022.
EVANGELISTA, R. Para Além das Máquinas de Adorável Graça: cultura hacker, cibernética e democracia. São Paulo, SP: Edições Sesc São Paulo, 2018. 113 p.
GARCÍA, O.; KLEIFGEN, J. A. Translanguaging and literacies. Reading Research Quarterly, v. 55, n. 4, p. 553-571, 2019. DOI: 10.1002/rrq.286. Available at: https://doi.org/10.1002/rrq.286. Accessed on: 30 May 2022.
GUSTAFSSON, S. M, BÄCK E. A.; LINDQVIST. A. Introducing a gender-neutral pronoun in a natural gender language: the influence of time on attitudes and behavior. Frontiers in Psychology, v. 6, n. 893, 2015. DOI: 10.3389/fpsyg.2015.00893. Available at: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.00893. Accessed on: 30 May 2022.
HARDT, M.; NEGRI, A. Imperio. Bogotá: Ediciones desde Abajo, 2001.
HONNETH, A.; MARGALIT, A. Recognition. Aristotelian Society Supplementary Volume, v. 75, n. 1, p. 111-139, 2001. DOI: 10.1111/1467-8349.00081. Available at: https://doi.org/10.1111/1467-8349.00081. Accessed on: 30 May 2022.
HULT, F. M. Language ecology and linguistic landscape analysis. In: SHOHAMY, E; GORTER, D. (eds.) Linguistic Landscape: expanding the scenery. New York, NY: Routledge, 2009, p. 88-104.
KRISTEVA, J. Powers of Horror: An Essay on Abjection. Translated by Leon S. Roudiez. New York, NY: Columbia University Press, 1982. 219 p.
LIMA, J. D. Todes, sim! Maite Schneider transforma sonhos em realidade a partir da luta por educação e trabalho para pessoas trans. Ecoa UOL, São Paulo, Aug. 2021. Available at: https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/trabalho-causadores---maite-schneider/#cover. Accessed on: 30 May 2022.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Decolonial pedagogies, multilingualism and literacies. Multilingual Margins, v. 6, p. 1-15, 2019. DOI: 10.14426/mm.v6i1.135. Available at: https://doi.org/10.14426/mm.v6i1.135. Accessed on: 30 May 2022.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Engaging the Global by Resituating the Local (Dis)locating the Literate Global Subject and His View from Nowhere. In: ANDREOTTI, V. O., MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Postcolonial Perspectives on Global Citizenship Education. New York, NY: Routledge, 2012. p. 68-83.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Glocal Languages, Coloniality and Globalization from below. In: GUILHERME, M.; SOUZA, L.M.T. (eds.) Glocal languages and Critical Intercultural Awareness. New York, NY: Routledge, 2018. p. 17-41.
MENEZES DE SOUZA, L.T.M.; GUILHERME, M. Towards Globalization from Below. In: GUILHERME, M.; MENEZES DE SOUZA, L. M. T. (eds.). Glocal languages and Critical Intercultural Awareness. New York, NY: Routledge, 2018. p. 240-254.
MIGNOLO, W. Epistemic Disobedience, Independent Thought and Decolonial Freedom. Theory, Culture & Society, v. 26, n. 7-8, p. 1-23, 2009. DOI: 10.1177/0263276409349275. Available at: http://doi.org/10.1177/0263276409349275. Accessed on: 30 May 2022.
MIGNOLO, W. Local Histories/Global Designs: Coloniality, Subaltern Knowledges, and Border Thinking. New Jersey, NJ: Princeton University Press, 2000. 408 p.
MIGUEL, M. D. Educação Linguística em Língua Inglesa e Letramentos Visuais: Um Olhar Decolonial sobre as Paisagens Linguísticas da Cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2021. 145 p. DOI: 10.11606/D.8.2021.tde-07062022-144216. Available at: https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-07062022-144216. Accessed on: 30 May 2022.
MIZAN, S.; ALCANTARA, Y. B. Ecology of Knowledges in Language Teacher Education: The Use of New Technologies in the Contact Zones between Basic and Higher Education. Letras Raras, v. 8, n. 3, p. 168-197, 2019. DOI: 10.35572/rlr.v8i3.1460. Available at: https://doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1460. Accessed on: 30 May 2022.
PESSOTTO, A. L. Língua para Todes: Um Olhar Formal sobre a Expressão do Gênero Gramatical no Português e a Demanda pela Língua(gem) Inclusiva. Revista Ártemis, v. XXVIII, n. 1, p. 160-178, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2019v28n1.41827. Available at: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2019v28n1.41827. Accessed on: 30 May 2022.
PHILLIPS, R. Abjection. Transgender Studies Quarterly, v. 1, n. 1-2, p. 19-21, 2014. DOI: 10.1215/23289252-2399470. Available at: https://doi.org/10.1215/23289252-2399470. Accessed on: 30 May 2022.
RANCIÈRE, J. Dissensus: On Politics and Aesthetics. Edition and translation by Steven Corcoran. London, UK: Continuum, 2010. 230 p.
RANCIÈRE, J. The Politics of Aesthetics: The Distribution of the Sensible. London, UK: Continuum, 2004. 112 p.
ROCHA, C. H. Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue. D.E.L.T.A., v. 35, n. 4, p. 1-39, 2019. DOI: 10.1590/1678-460X2019350403. Available at: https://doi.org/10.1590/1678-460X2019350403. Accessed on: 30 May 2022.
SHOHAMY, E. Language Policy: Hidden Agendas and New Approaches. New York, NY: Routledge, 2006. 208 p.
SHOHAMY, E.; GORTER, D. (eds.) Linguistic Landscape: Expanding the Scenery. New York, NY: Routledge, 2009. 392 p.
SILVA, A. A. C. Letramento Crítico (Visual e Racial): Desconstruindo representações unívocas e suas violências. Revista X, v. 14, n. 5, p. 168-180, 2019. DOI: 10.5380/rvx.v14i5.68452. Available at: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v14i5.68452. Accessed on: 30 May 2022.
SOUSA SANTOS, B. Beyond Abyssal Thinking: From Global Lines to Ecologies of Knowledges, Review, v. XXX, n. 1, p. 45-89, 2007.
SOUSA SANTOS, B. The end of the cognitive empire: the coming of age of epistemologies of the South. Durham, NC: Duke University Press, 2018. 376 p.
SPIVAK, G. C. Can the Subaltern Speak? In: WILLIAMS, P.; CHRISMAN, L. (eds). Colonial Discourse and Post-Colonial Theory. New York, NY: Columbia University Press, 1994. p. 66-111.
TOMPKINS, A. Asterisk. Transgender Studies Quarterly, v. 1, n. 1-2, p. 26-27, 2014. DOI: 10.1215/23289252-2399497. Available at: https://doi.org/10.1215/23289252-2399497. Accessed on: 30 May 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Souzana Mizan, Daniel de Mello Ferraz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


