Saberes (des)legitimados nas aulas de português e literaturas
um olhar para documentos do ensino
Parole chiave:
Leitura literária, ensino, documentos oficiaisAbstract
Este artigo discute processos de (des)legitimação quanto a saberes, valores e culturas que se operam dentro das escolas brasileiras, sobretudo aqueles relacionados a práticas de leitura literária. Nesse sentido, a fundamentação teórica apoia-se em autores como Soares ([1986] 2017), Freitas (2009) e Gerhardt (2014), por salientarem aspectos tradicionalmente (des) legitimados dentro do sistema educacional brasileiro. As teorizações são, então, postas em diálogo com documentos oficiais de ensino, no que tange ao trabalho com a leitura na escola. Com relação ao recorte analítico e metodológico, à luz da Análise Dialógica do Discurso (ADD), o texto investiga documentos como os PCNs, as OCEM e a BNCC para problematizar que enfoques são ou deixam de ser legitimados com relação a práticas literárias. Os resultados apontam para orientações que pouco consideram saberes e vivências dos aprendizes durante o ato da leitura literária.
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