Educação linguística como prática da liberdade
Parole chiave:
Prescrição gramatical, performatividade, ensino de língua portuguesaAbstract
Acolhendo perspectivas críticas presentes na Linguística Aplicada (Ferraz; Duboc; Souza, 2020; Mendes, 2022) e na pedagogia libertadora de Freire (2009), neste texto problematizo um enfoque de educação linguística como prática da liberdade, tecendo uma crítica à performance docente em língua portuguesa sob prescrição gramatical, a partir de reflexões sobre experiências por mim vivenciadas em contextos de educação básica. Considerando que performances docentes em/sobre linguagem e em/sobre o ensino de linguagem constituem dizeres escolares que se fazem sociais (Austin, 1962), pedagogias docentes verticalizadas, com didáticas transfrásticas e exclusivistas em direção à norma culta, produzem significados de reprodução, conservação e preservação de aspectos linguísticos e sociais, limitando possibilidades de diálogo e de existência de diferenças concorrentes.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANTUNES, I. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola, 2014.
AUSTIN, J. L. How to do things with words. Oxford: Oxford University Press, 1962.
BAGNO, M.; RANGEL, E. de O. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 1, p. 63-81, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982005000100004 . Acesso em: 04 jan. 2023.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010.
BALDINO, J. M.; NICOLODI, E.; SANTOS JÚNIOR, R. R. dos. Ensino da norma culta da língua como reconhecimento da legitimidade de trabalho e ação pedagógica. Roteiro, v. 42, n. 2, p. 355-374, maio/ago. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18593/r.v42i2.12972 . Acesso em: 02 fev. 2023.
BAPTISTA, L. M. T. R. Um dia de fúria: revisitando construtos como língua espanhola, identidade e cultura e suas implicações para a educação linguística em tempos difíceis. In: NOGUEIRA, A. M.; BAPTISTA, L. M. T. R. (org.). Espanhol no nordeste: espaços de resistência, criação e transformação. Curitiba: CRV, 2018. p. 115-131.
BAPTISTA, L. M. T. R.; LÓPEZ GOPAR, M. E. Educação crítica, decolonialidade e educação linguística no Brasil e no México. Questões epistemológicas e metodológicas traçadas por um paradigma-outro. Revista Letras & Letras, v. 35, n. especial, p. 1-27, 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-1 . Acesso em: 27 dez. 2022.
BECHARA, E. Ensino da gramática. Opressão? Liberdade? São Paulo: Ática, 1987.
BERTONHA, G. Educação linguística na Base Nacional Comum Curricular: uma leitura crítica sobre o ensino de língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental à luz da perspectiva de repertórios translíngues. Revista X, v. 15, n. 1, p. 227-246, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i1.70594 . Acesso em: 20 fev. 2023.
BRITO, L. de P. F.; REZENDE, T. F.; LIMA, H. J. Educação linguística plural para consolidação dos direitos humanos para a diversidade. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 22, n. 2, p. 253-271, 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40908 . Acesso em: 14 fev. 2023.
BUTLER, J. Bodies that matter: on the discursive limits of ‘sex’. New York: Routledge, 1993.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CAPPARELLI, C. dos P. A.; FRANK, H. Repertórios de gênero e sexualidade em contexto universitário de formação docente. In: PESSOA, R. R.; SILVA, K. A. da; FREITAS, C. C. de (org.). Praxiologias do Brasil Central: sobre educação linguística crítica. São Paulo: Pá de Palavra, 2021. p. 173-192.
CAVALCANTI, M. C. Educação linguística na formação de professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: LOPES, L. P. da M. (org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 211-226.
DERRIDA, J. Margens da Filosofia. Tradução de Joaquim Torres Costa, Antônio M. Magalhães. Campinas: Papirus, 1991. p. 349-373.
DUBOC, A. P. M.; FERRAZ, D. M. Reading ourselves: placing critical literacies in contemporary language education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 2, p. 227-254, jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201812277. Acesso em: 15 nov. 2022.
FERRAZ, D. de M. Visibilidade LGBTQIA+ e educação linguística: por entre os discursos de ódio, aceitação e respeito. Revista X, v. 14, n. 4, p. 200-221, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v14i4.66079. Acesso em: 21 nov. 2022.
FERRAZ, D. de M.; DUBOC, A. P.; SOUZA, L. M. M. de. Pesquisas, políticas e práticas educacionais em curso: conversa com Ana Paula Duboc e Lynn Mário Menezes de Souza sobre heterogeneidade e normatividade. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 59, n. 3, p. 2330- 2355, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/01031813815901620201013. Acesso em: 10 dez. 2022.
FERRAZ, D. de M.; KAWACHI-FURLAN, C. J. (org.). Educação linguística em línguas estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2018.
FERRAZ, D. de M.; MIQUELON, L. C. Queering Bolsonaro’s mediatic discourse: Strengthening Brazilian LGBTQIA+ communities through language education. Linguistic Frontiers, v. 5, n. 2, p. 69-76, 2022. DOI: https://doi.org/10.2478/lf-2022-0015. Acesso em: 18 dez. 2022.
FERRAZ, D. de M.; SANT’ANNA, P. M. Jogos digitais e educação linguística: precisamos falar mais desse encontro. Perspectiva, v. 38, n. 2, p. 1-16, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65135. Acesso em: 14 dez. 2022.
FERRAZ, D. de M.; TOMAZI, M. M. (org.). Línguas, culturas e educação linguística. Curitiba: Editora CRV, 2016.
FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J. (org.). Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2019.249. Acesso em: 10 nov. 2022.
FRANK, H. A complexidade da linguagem e de seus usos: incitações a uma educação linguística crítica. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 43, p. 296-308, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5873. Acesso em: 13 fev. 2023.
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991a.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez Editora, 1991b.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
GOMES, R. S. Práxis e educação linguística: mediações do livro didático do PNLD-LEM. 2017. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Rio Grande do Sul, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6317. Acesso em: 01 mar. 2023.
KANASHIRO, D. S. K.; OLIVEIRA, L. C. de; ROCHA, P. G. Apresentação. Revista Primeira Escrita, v. 8, n. 1, p. 4-6, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/revpres/article/view/14780. Acesso em: 02 fev. 2023.
LEMES, H. C. D. da S.; OLIVEIRA, H. F. de. Questões de gênero em sala de aula a partir de uma perspectiva crítica de educação linguística. Revista Educação e Linguagens, v. 9, n. 17, p. 134-153, 2020. DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.134-153. Acesso em: 21 out. 2022.
LIMA, H. J.; REZENDE, T. F. O português do(a) surdo(a) no rizoma das línguas brasileiras. Itinerarius Reflectionis, v. 15, n. 4, p. 1-21, 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.59400. Acesso em: 08 out. 2022.
LIMA, L. R. Educação linguística em espanhol e promoção de equidade educativa: um estudo etnográfico em uma sala de aula do PROEJA CERTIFIC no IFSC. 2019. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214653. Acesso em: 07 ago. 2022.
MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. Disinventing and reconstituting languages. Clevedon: Multilingual Matters, 2007. (Bilingual Education and Bilingualism)
MARTINS, S. P. Perspectivas críticas e de(s)coloniais de educação linguística: teorizações construídas na formação inicial de professoras/es de línguas. 2019. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) – Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2019.
MATOS, D. C. V. da S. Educação linguística intercultural e decolonial em espanhol: propostas interseccionais. Polifonia: Estudos da Linguagem, v. 27, n. 46, p. 116-134, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/9488. Acesso em: 07 jan. 2023.
MAZZARO, D. Por uma educação linguística queer: estranhando conceitos e práticas. Gragoatá, v. 26, n. 56, p. 1052-1084, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49224. Acesso em: 20 fev. 2023.
MENDANHA, A.; FRANK, H.; LUTERMAN, L. Políticas públicas de gênero na educação básica: convergências e entraves a uma educação linguística decolonial. Porto das Letras, v. 7, n. 1, p. 383-400, 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11542. Acesso em: 06 out. 2022.
MENDES, E. Educação linguística intercultural. In: LANDULFO, C.; MATOS, D. (org.). Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 123-134.
MEOTTI, J. P.; OLIVEIRA, H. F. de. Linguística aplicada e perspectivas decolonial, crítica e queer. In: LUTERMAN, L. A.; POZZOBON, M. M.; SILVA, V. R. da; THEREZA JÚNIOR, A. H. (org.). Educação linguística e formação docente: diferentes olhares epistemológicos. Campinas: Pontes Editores, 2017. p. 99-112.
NEVES, M. H. de M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009. 174p.
OLIVEIRA, G. R. de. O professor de português e a literatura: relações entre formação, hábitos de leitura e prática de ensino. 2008. 317 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
OLIVEIRA, H. F. de. Língua/Linguagem e vida em ressignificação pela educação crítica. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MÓR, W. M. (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 119-128.
PALMA, D. V.; CASAGRANDE, N. dos S.; ALMEIDA, P. Educação linguística: o percurso do grupo de pesquisa Educação Linguística da PUC/SP. Verbum, v. 9, n. 3, p. 24-43, 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/2316-3267.2020v9i3p24-43. Acesso em: 15 nov. 2022.
PALMA, D. V.; TURAZZA, J. S. Educação linguística e o ensino de língua portuguesa: algumas questões fundamentais. São Paulo: Terracota, 2014.
PENNYCOOK, A. A linguística Aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (org.). Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado das Letras, 1998. p. 21-46.
PESSOA, R. R.; FREITAS, M. T. de U. ‘Resistindo na boca da noite um gosto de sol’: pedagogia da pergunta como resistência democrática na educação linguística. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, n. 1, p. 217-232, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/01031813960011620210315. Acesso em: 18 dez. 2022.
PESSOA, R. R.; HOELZLE, M. J. Ensino de línguas como palco de política linguística: mobilização de repertórios sobre gênero. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 56, n. 3, p. 781-800, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/010318138649840291441. Acesso em: 07 set. 2022.
PESSOA, R. R.; SILVA, K. A. da; FREITAS, C. C. de (org.). Praxiologias do Brasil Central: sobre educação linguística crítica. São Paulo: Pá de Palavra, 2021.
PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MÓR, W. M. (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018.
PINTO, J. P. O percurso da performatividade. Revista Cult, São Paulo: p. 35-36, 2013a.
PINTO, J. P. Prefigurações identitárias e hierarquias linguísticas na invenção do português. In: LOPES, L. P. da M. (org.). Português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013b. p. 120-143.
PREDIGER, A.; KERSCH, D. F. O desenvolvimento de um projeto de educação linguística para o ensino-aprendizagem de alemão a partir da pluralidade linguística e cultural dos alunos. Revista Moara, n. 42, p. 22-44, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i42.2054. Acesso em: 18 out. 2022.
QUEIROZ, F. L. O. Geo-ontoepistemologias decoloniais: educação linguística e “Português como Língua de Acolhimento”. 2022. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2022.
REZENDE, T. F. Geo-ontoepistemologia decolonial. In: LANDULFO, C.; MATOS, D. (org.). Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 191-200.
REZENDE, T. F. Narrativas do cerrado: as vozes das matas para uma educação linguística antirracista. Lingu@ Nostr@, v. 9, n. 1, p. 38-58, 2021. DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.1-4. Acesso em: 27 nov. 2022.
REZENDE, T. F. Políticas de apagamento linguístico em contexto brasileiro. In: BARROS, D. M. de; SILVA, K. A. da; CASSEB-GALVÃO, V. C. (org.). O ensino em quatro atos: interculturalidade, tecnologia da informação, leitura e gramática. Campinas: Pontes Editores, 2015. p. 63-77.
REZENDE, T. F.; SILVESTRE, V. P. V.; PESSOA, R. R.; SABOTA, B.; ROSA-SILVA, V.; SOUSA, L. P. de Q. Por uma postura decolonial na formação docente e na educação linguística: conversa com Tânia Rezende. Gláuks, v. 20, n. 1, p. 15-27, 2020. DOI: https://doi.org/10.47677/gluks.v20i1.161. Acesso em: 07 jan. 2023.
SABOTA, B.; REGIS, R.; ANDRADE, M. M. de; SILVESTRE, V. P. V. Educação linguística para uma atuação crítica e criativa: uma iniciativa transdisciplinar em aulas de inglês. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 43, p. 74-89, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5457. Acesso em: 21 dez. 2022.
SANTOS, B. de S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
SANTOS, M. A. A. P.; BOLIVAR, L. G. D. Educação linguística e diversidade: uma proposta alternativa de aplicativo para o ensino-aprendizagem de línguas. Revista Philologus, v. 27, n. 81, p. 1055-1064, 2021. (Suplemento) Disponível em: https://www.revistaphilologus.org.br/index.php/rph/article/view/947. Acesso em: 04 set. 2022.
SILVA, D. M. da; REZENDE, T. F. Desobediência linguística: por uma epistemologia liminar que rasure a normatividade da língua portuguesa. Porto das Letras, v. 4, n. 1, p. 174-202, 2018. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/5534. Acesso em: 20 ago. 2022.
TAKAKI, N. H.; FERRAZ, D. M.; MIZAN, S. Repensando a educação linguística com contribuições de Ricouer e Monte Mór. Pensares em Revista, n. 15, p. 22-46, 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2019.38462. Acesso em: 14 dez. 2022.
URZÊDA-FREITAS, M. T. de. “Educando para transgredir”: reflexões sobre o ensino crítico de línguas estrangeiras/inglês. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 51, n. 1, p. 77-97, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-18132012000100005. Acesso em: 07 fev. 2023.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Hélvio Frank

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


