Língua-linguagem, educação e educação linguística
Palavras-chave:
educação linguística transdisciplinar, formação docente, modernidade, pós-humanismoResumo
Os seres humanos e a humanidade são as únicas categorias para a compreensão da(s) linguagem(ns)/língua(s) e da educação? Precisamos pensar de outra forma? A pluralidade, a diferença e a alteridade não deveriam ser categorias indispensáveis para que nós – Sapiens – repensássemos o humanismo imbuído nas concepções modernas de linguagem/língua e educação? São estas as questões que pretendo responder neste texto. A primeira parte do artigo se concentra em dois conceitos sobre língua e linguagem e revisita as visões estruturalista, pós-estruturalista e pós-humanista de língua/linguagem, afirmando que as duas últimas são condições sine qua non para a compreensão do conceito de educação linguística. A segunda seção investiga os conceitos de educação “da e para a vida” e educação institucional como veículos da modernidade e mostra que a educação liberal/bildung nos levou a visões de mundo bastante individualistas, autoproclamadas e autoemancipadas. Por fim, discuto o termo educação linguística revisitando o conceito de ensino e aprendizagem de línguas e defendo uma educação linguística transdisciplinar pós-humanista.
Downloads
Referências
ANDREOTTI, V.; STEIN, S.; SUTHERLAND, A.; PASHBY, K. L.; SUSA, R.; AMSLER, S. Mobilising Different Conversations About Global Justice in Education: Toward Alternative Futures in Uncertain Times. Policy & Practice: A Development Education Review, n. 26, p. 9-41, 2018.
BAKHTIN, M./VOLOCHINOV. Marxismo e filosofia da linguagem. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
BAKHTIN, M./VOLOCHINOV. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.
BANKSY. Banksy: Genius or Vandal? Exhibition in Brussels, Belgium, 2021. Available at: https://banksyexpo.com/bruxelles/en/. Accessed on: 20 July 2021.
BARROW, R.; WOODS, R. An Introduction to Philosophy of Education. 4. ed. New York, NY: Routledge, 2006.
BATISTA, S. Implicated Literacies: Life Begetting Life in Linguistic Education. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 21, n. 2, p. 605-626, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398202117950.
BIESTA, G. Beyond Learning Democratic Education for a Human Future. London; New York: Routledge, 2015a.
BIESTA, G. Good Education in an Age of Measurement: On the Need to Reconnect with the Question of Purpose in Education. Educ. Asse. Eval. Acc., v. 21, p. 33-46, 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/s11092-008-9064-9.
BIESTA, G. What Is Education for? On Good Education, Teacher Judgement, and Educational Professionalism. European Journal of Education, v. 50, n. 1, p. 75-87, 2015b. DOI: doi.org/10.1111/ejed.12109.
BUZATO, M. E. K. (How) Can Critical Posthumanism Help to Decolonize Tertiary Education in the South in the Age of Cognitive Capitalism? In: MAKONI, S. et al. (org.). The Languaging of Higher Education in the Global South: De-Colonizing the Language of Scholarship and Pedagogy. Routledge Research in Decolonizing Education. New York, NY: Routledge, 2022. p. 211-227.
CARR, D. Philosophy and the Meaning of ‘Education’. Theory and Research in Education, London, Thousand Oaks, New Delhi, v. 1, n. 2, p. 195-212, 2003. DOI: https://doi.org/10.1177/1477878503001002003.
CHOMSKY, N. What Kind of Creatures are we? Lecture I: What is Language? The Journal of Philosophy, v. cx, n. 12, Dec. 2013.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia. Translation and foreword by Brian Massumi. Minneapolis; London: University of Minnesota Press, 2013.
DERRIDA, J. A estrutura, o signo e o jogo no discurso das ciências humanas. In: DERRIDA, J. A escritura e a diferença. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002. p. 227-248.
DEWEY, J. Democracy And Education: An Introduction to the Philosophy of Education. Delhi: Aakar Books, 2004.
DUBOC, A. P. M.; FERRAZ, D. M. Language, Literacy, and Education in Times of Crises: ‘Introductory’ Notes. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 21, n. 2, p. 295-309, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398202118256.
DUBOC, A. P. M.; FERRAZ, D. M. What’s Behind a Literacy War? A Discursive and Political Analysis of the Neoconservative Brazilian Literacy Policy. Journal of Multicultural Discourses, v. 15, n. 4, p. 436-457, 2020. DOI: 10.1080/17447143.2020.1800714.
DUBOC, A. P. Thinking ELT Otherwise: Lessons from Decoloniality. In: TAVARES, V. (ed.). Social Justice, Decoloniality, and Southern Epistemologies Within Language Education: Theories, Knowledges, and Practices on TESOL from Brazil. New York; London: Routledge, 2023.
FERRAZ, D. M. Educação linguística e transdisciplinaridade. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 103-117.
FERRAZ, D. M. English (Mis)Education as an Alternative to Challenge English Hegemony: A Geopolitical Debate. In: GUILHERME, M.; SOUZA, L. M. T. M. de (ed.). Glocal Languages and Intercultural Awareness: The South Answers Back. New York; London: Routledge, 2019a. p. 174-196.
FERRAZ, D. M.; FADINI, K. A.; FERREIRA, D.; REZENDE, T. M. EELT – Education Through English Language Teaching: potencialidades e limitações. In: FINARDI et al. (org.). A diversidade de fazeres em torno da linguagem: universidades, faculdades e educação básica em ação. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 255-268.
FERRAZ, D. M.; MALTA, L. S. Contribuições das filosofias da linguagem e da educação para o ensino de língua inglesa. Entreletras, Araguaína, v. 8, n. 2, jul./dez. 2017.
FERRAZ, D. M.; NASCIMENTO, A. K. O. Language Education and Digital/New/Multi-Literacies: Do We Teachers Consider What Happens Outside the School Walls? In: AMORIM, S.; SANTOS, V. (ed.). Subjects and Educational Practices: Experiences, Knowledge and Perspectives. Aracaju: EDUNIT, 2019.
FERRAZ, D. M. (Pós) modernidade, (pós) estruturalismo e educação linguística: construindo sentidos, ensejando transformações. In: ANDRADE, M. E. S. F.; HOELZLE, M. J. L. R.; CRUVINEL, R. C. (org.). (Trans)formação de professoras/es de línguas: demandas e tendências da pósmodernidade. Campinas: Pontes Editores, 2019b. v. 1, p. 17-40.
FORTES, L.; FERRARI, L. Agency and Subjectivity in Pandemic (Neoliberal) Times: A Duoethnografic Study. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 21, n. 2, p. 371-398, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398202117291.
FOUCAULT, M. The Order of Things: An Archeology of the Human Sciences. London: Tavistock Publications, 1970.
FREIRE, P. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1992.
FREIRE, P.; MACEDO, D. A Dialogue: Culture, Language, and Race. Harvard Educational Review, v. 65, n. 3, p. 379-402, 1995.
FREIRE, P. Pedagogy of the Oppressed: 30th Anniversary Edition. New York; London: Continuum, 2005.
GROSFOGUEL, R. The Structure of Knowledge in Westernized Universities: Epistemic Racism/Sexism and the Four Genocides/Epistemicides of the Long 16th Century. Human Architecture: Journal of the Sociology of Self-Knowledge, v. 11, n. 1, p. 73-90, 2013.
HALL, S. Who Needs Identity? In: HALL, S.; GAY, P. Questions of Cultural Identity. London; Thousand Oaks; New Delhi: SAGE Publications, 2003.
HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
HARARI, Y. N. Sapiens: uma breve história da humanidade. Trad. Janaina Marcoantonio. 26. ed. Porto Alegre: L&PM, 2017.
HARAWAY, D. J. Staying with the Trouble: Making Kin in the Chthulucene. Durham; London: Duke University Press, 2016.
JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. Z. Wines, Bottles, Crises: A Decolonial Perspective on Brazilian Higher Education. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 21, n. 2, p. 577-604, 2021.
JORGE, M. As estradas menos seguidas: trajetórias de uma linguista aplicada crítica. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 103-117.
JUCÁ, L. C. V.; MATTOS, A. M. A. Education in Brazil: A Discussion of Current Problems and a Call to Action. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 21, n. 2, p. 311-332, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398202117982.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Digital Literacies: Concepts, Policies and Practices. New York, NY: Peter Lang, 2008.
LEVINAS, E. Totality and Infinity. Translation: A. Lingis. Pittsburgh: Duquesne University Press, 1969.
MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. Disinventing and Reconstituting Languages. Cleverdon; Toronto: Multilingual Matters, 2007.
MASSCHELEIN, J. Can Education Still be Critical? Journal of Philosophy of Education, v. 34, n. 4, 2000.
MASSCHELEIN, J. How to Conceive of Critical Educational Theory Today? Journal of Philosophy of Education, v. 38, n. 3, 2004.
MASSCHELEIN, J. Individualization, Singularization and E-ducation (Between Indifference and Responsibility). Studies in Philosophy and Education, v. 15, p. 97-105, 1996.
MASSCHELEIN, J.; RICKEN, R. Do We (Still) Need the Concept of Bildung? Educational Philosophy and Theory, v. 35, n. 2, 2003.
MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. In Defense of School: A Public Issue. Leuven: E-ducation, Culture & Society Publishers, 2013.
MONTE MÓR, W. Foreign Languages Teaching, Education and the New Literacies Studies: Expanding Views. In: GONÇALVES, G. R. et al. (org.). New Challenges in Language and Literature. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2009. p. 177-189.
RABENHORST, E. Sobre os limites da interpretação: o debate entre Umberto Eco e Jacques Derrida. Prim@ Facie, v. 1, n. 1, p. 1-17, 2002.
RIBEIRO, S. Oráculo da noite. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SAUSSURE, F. Course in General Linguistics. New York, NY: Philosophical Library, 2016.
SEARLE, J. What is Language: Some Preliminary Remarks. In: TSOHATZIDIS, S. (ed.). John Searle’s Philosophy of Language: Force, Meaning and Mind. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p. 15-46. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511619489.
SIMONS, M.; MASSCHELEIN, J. Governmental, Political and Pedagogic Subjectivation: Foucault with Rancière. Educational Philosophy and Theory, v. 42, n. 5-6, p. 588-605, 2010. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-5812.2010.00687.x.
SOUSA SANTOS, B. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SOUZA, L. M. T. M.; MONTE MÓR, W. Hope and Education in Dystopic Times: Thinking about the Present as if from the Future. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 21, n. 2, p. 657-670, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398202118373.
STRHAN, A. Levinas, Subjectivity, Education Towards an Ethics of Radical Responsibility. Chichester: Wiley-Blackwell, 2012.
TAGATA, W. M.; RIBAS, E. C. Rethinking Digital Literacy Practices and Educational Agendas in Times of Covid-19 Uncertainty. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 21, n. 2, p. 399-431, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398202117285.
TAKAKI, N. H. Critical Literacy with (Freire) and for the Other (Levinas): Ethics/Social Justice as Enigmatic Becoming. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 21, n. 2, p. 627-655, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398202117392.
UN. United Nations. Sustainable Development Goals for 2030. Available at: https://www.un.org/sustainabledevelopment/education/. Accessed on: 10 Mar. 2023.
USHER, R.; EDWARDS, R. Postmodernism and Education. London: Routledge, 1994.
WINCH, C.; GINGELL, J. Philosophy of Education: The Key Concepts. 2. ed. New York; London: Routledge, 2008.
WORTHY, K. Modern Institutions, Phenomenal Dissociations, and Destructiveness Toward Humans and the Environment. Organization and Environment, v. 21, n. 2, p. 148-170, June 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/1086026608318987. Available at: http://www.jstor.org/stable/26162328. Accessed on: 12 Jan. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniel Ferraz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


