Universidadescola na formação de professoras/es de línguas
Universidadescola na formação de professoras/es de línguas
Descargas
Referencias
ALMEIDA, R. R. de. Corpovivências decoloniais compartilhadas e coconstruídas nas (e para além das) aulas de Língua Inglesa de um curso de Letras: Português e Inglês. 2023. 236f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12901. Acesso em: 16 set. 2025.
BIESTA, G. The Rediscovery of Teaching. 1. ed. New York: Routledge, 2017.
BORELLI, J. D. V. P. O estágio e o desafio decolonial: (des)construindo sentidos sobre a formação de professores/ as de inglês. 2018. 224 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8185. Acesso em: 16 set. 2025.
BORELLI, J. D. V. P.; PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. (org.). Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF. Goiânia: Cegraf UFG, 2024. v. 3. Disponível em: https://portaldelivros.ufg.br/index.php/cegrafufg/catalog/view/673/645/2671. Acesso em: 16 set. 2025.
BORELLI, J. D. V. P.; PESSOA, R. R. O estágio em língua inglesa e o desafio decolonial: problematizações sobre as relações interpessoais de seus/suas agentes. MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras, n. 51, p. 75-96, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i51.7331.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GROSFOGUEL, R. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M P. (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 455-491.
HERRERA, R. V. La noche estrellada: la formación de constelaciones de saber. Chiapas, v. 5, 75-95, 1997.
MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.; PESSOA, R. R.; BORELLI, J. D. V. P.; SILVESTRE, V. P. V. (org.). Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF. Goiânia: Cegraf UFG, 2024. v. 2, 145p. Disponível em: https://portaldelivros.ufg.br/index.php/cegrafufg/catalog/view/499/473/1971. Acesso em: 16 set. 2025.
MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. Abandonamos a sala da universidade: uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 20, n. 1, p. 189–216, 2020a. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201914886.
MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. (org.). (De)Colonialidades na relação escola-universidade para a formação de professoras/es de línguas. Campinas: Pontes Editores, 2020b. Disponível em: https://www.academia.edu/44910789/_De_Colonialidades_na_rela%C3%A7%C3%A3o_Escola_Universidade_para_a_forma%C3%A7%C3%A3o_de_professoras_es_de_L%C3%ADnguas. Acesso em: 12 set. 2025.
MATEUS, E. Torres de Babel e Línguas de Fogo: Um pouco sobre a pesquisa na formação de professores de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 9, n. 1, p. 307-328, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982009000100015.
MIGNOLO, W. Educación y decolonialidad: aprender a desaprender para poder re-aprender: un diálogo geopolítico-pedagógico con Walter Mignolo. Revista del IICE, n. 35, p. 61-71, 2014. DOI: https://doi.org/10.34096/riice.n35.1961.
MORAIS, G. A.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. M. Conversas da escoluniversidadescola por meio do estágio supervisionado em inglês: vivências críticas durante a pandemia em 2020. Momento - Diálogos em Educação, v. 30, n. 2, p. 107–132, 2021. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13158.
PACHECO, J. A. Formação não rima com solidão. Revista Educação e Cidadania, Porto Alegre, ano 11, n. 11, p. 99-109, 2009.
PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; BORELLI, J. D. V. P.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. Rosa (org.). Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF. Goiânia: Cegraf UFG, 2022. v. 1, 183p. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/688/o/E-book_-_Universidadescola_e_educa%C3%A7%C3%A3o_lingu%C3%ADstica_cr%C3%ADtica_compartilhando_viv%C3%AAncias_dos_GEPLIs_GO__MT_e_DF_-_2022.pdf. Acesso em:16 set. 2025.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 227-278.
REZENDE, T. F.; GOMES, L. S. Uma canção pela vida: a decolonialidade está no seio da mãe terra. In: MENDONÇA E SILVA, C. A. América latina e língua espanhola: discussões decoloniais. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 229-254.
SABOTA, B. The Roads We Take: o percurso didático como proposta para construir aulas de inglês por caminhos crítico-decoloniais. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 1-16, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398202421166.
SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SOUSA SANTOS, B; MENESES, M. P. (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. p.31-83.
SEGATO, R. Crítica da colonialidade em oito ensaios e antropologia por demanda. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2021.
SILVESTRE, V. P. V. Colaboração e crítica na formação de professores de línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid. Campinas: Pontes, 2017.
SILVESTRE, V. P. V.; SABOTA, B.; PEREIRA, A. L. Seeing Otherwise: Decolonial Efforts in The Resignification of the English Language Teaching Practicum. In: EGIDO, A.; BROSSI, G. C. (orgs.) Applied Linguistics in The Global South: Ethical Human Relations Within and Beyond the Academia. Londres: Lexington books, 2025. p.75-90.
SILVESTRE, V. P. V.; SABOTA, B. (Re)conhecer e vive(ncia)r o Pibid na formação de professores/as: problematizações e reivindicações. In: BARRETO, J. R.; PESSÔA, A. R. (orgs.). O ensino e a formação de professores de línguas em diferentes perspectivas. Campinas: Pontes, 2022. p. 151-172.
SÜSSEKIND VERÍSSIMO, M. L. Teatro de ações: arqueologia dos estudos nosdoscom os cotidianos, relatos das práticas pedagógicas emancipatórias nas escolas. 2007. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
TOMÉ, C. SANTOS, M. Formação em deslocamentos: ficção e contrariedade em torno da BNCC. Revista Roteiro, v. 46, p. 1-28, 2021. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23829.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Viviane Pires Viana Silvestre, Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade, Julma D. Vilarinho P. Borelli, Barbra Sabota

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


