Deslocamento de tópico contrastivo no português brasileiro: uma proposta semântico-pragmática / Contrastive topic dislocation in Brazilian Portuguese: a semantic-pragmatic proposal

Authors

  • Fernanda Rosa Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.27.2.771-809

Keywords:

tópico, estrutura informacional, contraste, deslocamento, implicatura conversacional, topic, information structure, contrast, dislocation, conversational implicature.

Abstract

Resumo: O presente artigo investiga as características semânticas e pragmáticas de sentenças do português brasileiro, PB, que apresentam uma estrutura sintática na qual sintagmas com função informacional de tópico contrastivo (cf. BÜRING, 1999, 2003) são deslocados para a periferia esquerda da sentença. Mais especificamente, esta pesquisa investiga se as características a seguir influenciam ou não na aceitabilidade ou na gramaticalidade de sentenças com deslocamento em PB: i) a posição sintática original do sintagma deslocado: sujeito, objeto, entre outras; ii) o tipo de pergunta do contexto: pergunta sim / não ou pergunta QU; iii) retomada de pronome ou não; iv) o tipo de relação de contraste: explícita ou implícita, oposição ou correção. Após análise dos contextos de deslocamento de tópico contrastivo em PB, pôde-se concluir que enquanto a marcação prosódica do tópico contrastivo indica contraste, o deslocamento tem a função de direcionar a atenção do ouvinte para um elemento disponível no contexto, para depois atribuir uma propriedade a esse elemento (cf. REINHART, 1981). Além disso, essa estrutura indica que o falante esteja fazendo uso de uma estratégia de responder parcialmente a uma pergunta mais ampla do que a dada no discurso. Por fim, sentenças com deslocamento de tópico contrastivo ocorrem apenas em contexto cuja relação de contraste seja de oposição, em que duas alternativas são opostas, mas verdadeiras. Não há relação de contraste de correção, em que quando uma alternativa é verdadeira, a outra é falsa.

Palavras-chave: tópico; estrutura informacional; contraste; deslocamento; implicatura conversacional.

Abstract: This paper investigates the semantic and pragmatics characteristics of Brazilian Portuguese sentences with contrastive topic phrases (BÜRING, 1999, 2003). These phrases are dislocated to the left periphery. More specifically, this research inquires if the following characteristics influence or not in the acceptability or the grammaticality of the sentences with dislocation in BP. The characteristics are: i) the original syntactic position of the dislocated phrase; ii) the kind of question in the context yes/no question or WH question; iii) filling or not of pronoun; iv) the kind of contrast relation – explicit or implicit, opposition or correction. After analyzing the contexts of contrastive dislocation in PB, we could conclude that the prosodic marking of the contrastive topic indicates contrast and the dislocation directs the attention of the hearer to an element available in the context. Only then, a property is assigned to this element. Moreover, this structure indicates that the speaker is using a strategy to answering partially to a broader question than that given in the discourse. Lastly, the sentences with contrastive topic dislocation occur only in oppositional contrast relation contexts, in which two alternatives are opposite, but both are true. No correction contrast relation, through which when one alternative is true, the other necessarily is false, was found.

Keywords: topic; information structure; contrast; dislocation; conversational implicature.

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Published

2019-02-25

How to Cite

SILVA, F. R. Deslocamento de tópico contrastivo no português brasileiro: uma proposta semântico-pragmática / Contrastive topic dislocation in Brazilian Portuguese: a semantic-pragmatic proposal. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 771–809, 2019. DOI: 10.17851/2237-2083.27.2.771-809. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/27682. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

2019 Thematic Issue (27:2): Formal Grammar Studies