Efeito de treinamento de memória de trabalho em crianças sem diagnósticos de comprometimento cognitivo, estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental / Working Memory Training Effect in Elementary School Children Without Diagnosis of Cognitive Impairment
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.27.1.213-240Keywords:
memória de trabalho, efeito de treinamento, leitura, working memory, training effect, reading.Abstract
Resumo: O propósito principal deste artigo é apresentar resultados de pesquisas que mostram a relevância de um treinamento da memória de trabalho em crianças sem diagnóstico de déficit de atenção ou outras complicações cognitivas. São crianças estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental em processo inicial de aprendizagem de leitura e escrita. Participaram do estudo 165 sujeitos. Todos os participantes foram submetidos a pré e pós testes que avaliaram índices de memória de trabalho e desempenho em leitura silenciosa de palavras e pseudopalavras. Além da apresentação dos resultados objetivamos discutir questões referentes a estudos da memória de trabalho (MT) e suas implicações nos processos de aprendizagem de leitura. Os resultados das pesquisas indicam que crianças com maior capacidade de memória de trabalho apresentam melhor desempenho em tarefas de leitura que crianças com menor capacidade nessa memória, tais resultados são consonantes a outros estudos na área.
Palavras-chave: memória de trabalho; efeito de treinamento; leitura.
Abstract: This study aims to present research results that show the relevance of work memory training in children without a diagnosis of attention deficit or other cognitive complications. They are children of the second year of the Elementary School in the initial process of learning to read and write. 165 subjects participated in the study. All participants were submitted to pre and post tests that evaluated work memory indices and performance in silent word and pseudoword reading. In addition to the presentation of the results, we aimed to discuss issues related to working memory (TM) studies and their implications for reading learning processes. The results of research indicate that children with higher working memory capacity perform better on reading tasks than children with lower memory capacity, such results are consonant with other studies in the area.
Keywords: working memory; training effect; reading.