Organização retórica do resumo acadêmico gráfico: um gênero acadêmico multimodal
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.25.4.2293-2327Keywords:
academic graphical abstract, Genre Critical Analysis, rhetorical organization.Abstract
Resumo: Este artigo relata a investigação do resumo acadêmico gráfico (RAG), prática discursiva multimodal típica de certas áreas do contexto acadêmico. Metodologicamente, empregou-se a Análise Crítica de Gênero (MEURER, 2002; BHATIA, 2004; MOTTA-ROTH, 2006, 2008) a fim de analisar as características textuais e contextuais de 40 RAGs de Química e de Biologia e descrever sua organização retórica prototípica. Para a análise textual, efetuaram-se: i) identificação, descrição e categorização dos significados dos modos semióticos verbal e visual (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006); e ii) identificação de padrões retóricos recorrentes (SWALES, 1990). Para a análise contextual realizaram-se: i) entrevistas com pesquisadores das áreas investigadas; e ii) análise documental. Os resultados evidenciam que, embora o RAG apresente movimentos retóricos típicos de outros gêneros acadêmicos, é um novo gênero, que coloca em proeminência o modo semiótico visual. Essa característica o diferencia do resumo acadêmico, pois potencializa o multipropósito comunicativo de atrair o leitor e sintetizar a pesquisa reportada em um artigo. Isso responde à recorrente necessidade da comunidade científica de otimizar o tempo de busca e de seleção de artigos acadêmicos para leitura e, especialmente, de destacar e otimizar a divulgação dos resultados da pesquisa científica. Este trabalho defende que o estudo crítico e multimodal de RAGs possibilita interpretar os novos discursos disponíveis no contexto acadêmico, auxiliando na proposição de meios pedagógicos em prol dos multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996).
Palavras-chave: resumo acadêmico gráfico; Análise Crítica de Gênero; organização retórica.
Abstract: This paper reports an investigation about academic graphical abstract (AGA), typical multimodal discursive practice from certain areas of academic context. Methodologically, we employed the Genre Critical Analysis (MEURER, 2002; BHATIA, 2004; MOTTA-ROTH, 2006, 2008) to investigate the textual and contextual features of forty AGAs from Chemistry and Biology, and to describe its rhetoric prototypical organization. For textual analysis, we performed: i) identification, description and categorization of the meanings from verbal and visual semiotic modes (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006); and ii) identification of recurrent rhetorical patterns (SWALES, 1990). For contextual analysis, we performed: i) interviews with researchers of the investigated areas; and ii) documental analysis. Our results showed that although the RAG presents typical rhetorical movements similar to other academic genres, it is a new genre that puts prominence on the visual semiotic mode. This feature differentiates AGA from academic abstracts, mainly because it enhances the multipurpose of attracting the reader and summarizing the research reported in an article. This ensures the recurring need of scientific community to save time during the search and selection of academic articles and optimize the dissemination of scientific research results. We believe that the critical and multimodal study of AGAs enables us to interpret new discourses nowadays available in the academic context, supporting teach methodologies in favor of multiliteracies (THE NEW LONDON GROUP, 1996).
Keywords: academic graphical abstract; Genre Critical Analysis; rhetorical organization.