A compreensão da argumentação linguística: hipótese de interação entre leitura e oralidade

Autores

  • Ana Cláudia de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Helena Cristina Weirich Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonilda Procailo Universidade Estadual do Centro-Oeste e Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.25.2.873-901

Palavras-chave:

language comprehension, linguistic argumentation, reading ability, oral and written linguistic domains interaction hypothesis.

Resumo

Resumo: Este artigo objetiva desenvolver e discutir aspectos teóricos relativos à hipótese que fundamenta a interação entre os sistemas linguísticos verbais, no que diz respeito à interferência do conhecimento da linguagem verbal escrita para fins de leitura na maneira como se compreendem aspectos da argumentação linguística na oralidade. A hipótese discutida se fundamenta nos estudos de Olson (1977; 1996; 1997), e a perspectiva de argumentação linguística, nas formulações teóricas de Ducrot (1987; 1989; 2002). Se o domínio da leitura interfere no modo de compreensão de articuladores de argumentação linguística, é possível que se explique por que tais elementos da linguagem verbal, conforme advoga Kail (1978; 2013), são adquiridos tardiamente.

Palavras-chave: compreensão da linguagem; argumentação linguística; domínio da leitura; hipótese da interação entre os domínios linguísticos escrito e oral.

Abstract: The present article aims at developing and discussing theoretical aspects pertaining to the hypothesis that underlies the interaction between verbal linguistic systems in terms of interference of written verbal language knowledge with reading purposes in the way comprehension aspects of oral linguistic argumentation happen. The hypothesis under discussion herein is grounded in studies by Olson (1977; 1996; 1997), and the linguistic argumentation perspective is based on the theoretical formulations by Ducrot (1987; 1989; 2002). If reading ability influences the way connectives of linguistic argumentation are comprehended, it is plausible to argue that those verbal language elements, according to Kail (1978; 2013), are only acquired later.

Keywords: language comprehension; linguistic argumentation; reading ability; oral and written linguistic domains interaction hypothesis.

Biografia do Autor

  • Ana Cláudia de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutora em Linguística, área de concentração Psicolinguística, com pós-doutoramento em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC.
  • Helena Cristina Weirich, Universidade Federal de Santa Catarina
    Graduada em Letras - Português/Espanhol e respectivas Literaturas, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Leonilda Procailo, Universidade Estadual do Centro-Oeste e Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na Universidade Estadual do Centro-Oeste. 

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Publicado

2017-03-06

Como Citar

A compreensão da argumentação linguística: hipótese de interação entre leitura e oralidade. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 873–901, 2017. DOI: 10.17851/2237-2083.25.2.873-901. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28187. Acesso em: 24 dez. 2025.