Narrativas de moradores de rua nas mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.24.3.989-1013Keywords:
Autobiographic Narratives, Homeless People, Digital Space.Abstract
Resumo: Este artigo pretende mostrar como os moradores de rua expõem sua trajetória de vida por meio das diferentes formas de expressão autobiográfica instauradas nas e pelas mídias sociais digitais. Discute-se o uso das novas tecnologias da web por moradores de rua, que, através das redes sociais, registram um modo de habitar o espaço social e se fazem visíveis na e para a sociedade que os marginaliza. Utiliza-se como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso de linha francesa na sua articulação com os Estudos Culturais no intuito de indicar como sites, blogs e páginas de Facebook, na diversidade de configuração multimodal que exploram, têm se revelado um espaço de manifestação de várias categorias de subalternos (SPIVAK, 2010), que, ao testemunharem sua forma de existência, reorganizam o vivido, oferecendo um entendimento das suas condições de existência. Foi realizado estudo exploratório de narrativas de moradores de rua, considerando-se como os eventos narrados participam de uma sequencialidade e temporalidade que caracterizam as textualidades autobiográficas. Concebidas como uma “reconstrução discursiva” (GUILHAUMOU, 2004), essas narrativas traduzem uma presença social e indicam movimentos de alteridade inerentes ao processo de biografização de si. Os resultados sinalizam a relação do testemunho individual com a história coletiva, pois ele participa da construção de uma memória plural. Cada narrativa classifica e, de alguma forma, situa os acontecimentos axiologicamente dentro de uma dada causalidade e no interior de um circuito enunciativo, o qual coloca o sujeito que se autobiografa como personagem nuclear.
Palavras-chave: narrativas autobiográficas; moradores de rua; espaço digital.
Abstract: This paper shows how homeless people represent themselves when invited to tell their life trajectory using different autobiographic tools available in digital social media. We discuss the use of new web technologies by homeless people who, through social media, record a way to occupy the social space and make themselves visible to the society that excludes them. The methodological referential of the French concept of discourse analysis combined with Cultural Studies was used. We aimed at indicating how websites, blogs and Facebook pages have become a space to display categories of subalterns (SPIVAK, 2010) by exploring a diversity of multimodal settings. When these categories of subalterns report their way of existence, they reorganize life experiences and explain their conditions of existence. We report an exploratory study of narratives of homeless people taking into account how the narrated events fit in a sequential and temporal flow that characterizes autobiographical textualities. These narratives, conceived as “reconstruction of the discourse” (GUILHAUMOU, 2004), translate a social presence and indicate otherness movements inherent to the autobiographical process. The results indicate a relation between individual report and collective history, as the individual participates in the construction of a plural memory. Each narrative classifies and, in a certain way, axiologically places the happenings inside a given causality and in an enunciatory circuit that places the autobiographer as a central character.
Keywords: Autobiographic Narratives; Homeless People; Digital Space.