A construção de nosso saber escolar – o ensino primário no Império e nos primeiros anos da República
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.24.3.703-728Palabras clave:
Primary Education, Empire and Early Republic, Language Policy, Childhood Grammars, Writing Books.Resumen
Resumo: O presente trabalho objetiva examinar o ensino primário, no Brasil, no Império e nos primeiros anos da República. Nessa ocasião, a ideia de Educação para todos, a luta contra o analfabetismo, a busca pela valorização da língua nacional e o combate contra as influências estrangeiras são temas constantemente debatidos no âmbito escolar. A escola, contrapondo-se às ideias pedagógicas tradicionais, começou ver nas crianças seres com características próprias, necessitando de um ambiente pensado para elas, material didático próprio (surgem as gramáticas para a infância e os livros de composição para o trabalho com a língua portuguesa) e professores preparados. “(...) antes de tudo é preciso aprender a ensinar, para ensinar a aprender” (Carneiro Leão, 1917). O trabalho está fundamentado na História das Ideias Linguísticas (Auroux, 1989; 1992) e na História Cultural (Chartier, 1990).
Palavras-chave: Ensino primário; Império e início da República; política linguística; gramáticas da infância; livros de composição.
Abstract: This study aims at examining the primary education in Brazil, in the Empire and in the early years of the Republic. At that time, the idea of an education for all, the fight against illiteracy, the seeking for the appreciation of the national language and the fight against foreign influences are great issues constantly debated in the educational context. Schools, opposing to traditional pedagogical ideas, started to see children as beings with their own characteristics, in need of an environment thought especially for them, books designed especially for them (childhood grammars and writing books for learning Portuguese start appearing) and well prepared teachers “(...) First of all, you must learn how to teach in order to teach how to learn” (Carneiro LeÃo, 1917). This paper is based on the History of Linguistic Ideas (Auroux, 1989; 1992) and Cultural History (Chartier, 1990).
Keywords: Primary Education; Empire and Early Republic; Language Policy; Childhood Grammars; Writing Books.
