Políticas linguísticas e internacionalização da língua portuguesa: desafios para a inovação
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.24.2.417-445Keywords:
Language Policies, Internationalization, Portuguese Language.Abstract
Resumo: Este artigo objetiva expor a compreensão vigente sobre políticas linguísticas, com o propósito de ampliar a divulgação do tema, merecedor de destaque nas pesquisas atuais da linguística aplicada. Após explicar a importância atribuída às línguas no sistema de produção da atualidade e a consequente valorização do multilinguismo, o texto apresenta políticas linguísticas no plano doméstico e no contexto externo, com ênfase para as ações de internacionalização da língua portuguesa. O resultado dessa abordagem mostra o aprimoramento das práticas de divulgação da língua portuguesa no exterior, antes restritas à tradução de renomados autores brasileiros. A conclusão revela que é preciso inovar o projeto pedagógico dos programas de pós-graduação, com vistas a formar profissionais que possam atuar nas esferas de decisão das políticas linguísticas. Tal inovação deve ser iniciada pela incorporação de estudo sobre questões éticas e ideológicas às linhas de pesquisa da pós-graduação, que reforçaria o estreitamento entre raciocínio histórico-discursivo e abordagem linguística, indo além da descrição abstrata do sistema da língua.
Palavras-chave: políticas linguísticas; internacionalização; língua portuguesa.
Abstract: This article aims at presenting the current understanding of language policies, in order to broaden the knowledge about this topic, which is worthy of emphasis in current research in Applied Linguistics. After explaining the importance attached to languages in the system of production at present, and the resulting importance of multilingualism, the paper addresses language policies both in the domestic scenario and abroad, stressing actions for the internationalization of Portuguese. The result of this approach points to the improved practices for promoting Portuguese abroad, which had previously been restricted to the translation of reputed Brazilian authors. The conclusion indicates that it is necessary to innovate the political pedagogical project of graduate programs, in order to train professionals who can serve in decision-making of language policies. Such innovation should be initiated by an inclusion of the study of ethical and ideological issues in the research areas of graduate programs, which would then strengthen the nearness of historical and discursive knowledge and the linguistic approach, thus transcending the abstract description of the language system.
Keywords: Language Policies; Internationalization; Portuguese Language.