Diferentes tendências em pesquisas sobre a fala egocêntrica: análise de produções brasileiras

Autores

  • Alessandra de Morais Faculdade de Filosofia e Ciencias, Univ. Estadual Paulista - UNESP
  • Bruna Assem Sasso Faculdade de Filosofia e Ciencias, Univ. Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.24.1.187-223

Palavras-chave:

Language Development, Egocentric Speech, Educational Implications.

Resumo

Resumo: O objetivo desta investigação foi o de realizar uma revisão de pesquisas desenvolvidas no Brasil sobre a fala egocêntrica, de forma a identificar as principais questões teórico-metodológicas presentes em seu estudo. A busca foi feita no banco de Teses da CAPES e abarcou o período de 1987 a 2012; foram encontradas oito teses / dissertações. Os resultados demonstraram a abordagem predominante da fala egocêntrica à luz da perspectiva Histórico-Cultural, de Vigotski, com a presença, sobretudo, de duas tendências: estudos que confirmam seus postulados e os que sugerem contribuições de outros teóricos, em especial de Bakhtin. Uma terceira tendência foi também reconhecida, que, embora sinalize para os trabalhos de Piaget e Vigotski, tece críticas a ambos e não adere a nenhum deles.

Palavras-chave: desenvolvimento da Linguagem; fala egocentric; implicações educacionais.

Abstract: The purpose of this research was to conduct a review of research developed in Brazil about egocentric speech, in order to identify key theoretical and methodological issues present in its study. A search was made in the CAPES Thesis databank, comprising the period from 1987 to 2012, and eight theses / dissertations were found. The results demonstrated the predominance of studies in the light of Vygotsky’s cultural-historical perspective, which can be divided according to two tendencies: those studies that confirm its postulates and those that suggest other theoretical contributions, particularly from the Circle of Bakhtin. A third tendency can also be recognized which, although signaling to the work of Piaget and Vigotski, criticizes both and does not adhere to any of them, proposing a different way of conceiving this linguistic occurrence.

Keywords: Language Development; Egocentric Speech; Educational Implications.

Biografia do Autor

  • Alessandra de Morais, Faculdade de Filosofia e Ciencias, Univ. Estadual Paulista - UNESP
    Professora Assistente Doutora do Departameto de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Filosofia e Ciencias, Univ. Estadual Paulista - UNESP.
  • Bruna Assem Sasso, Faculdade de Filosofia e Ciencias, Univ. Estadual Paulista - UNESP
    Pedagoga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Filosofia e Ciencias, Univ. Estadual Paulista - UNESP.

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Publicado

2016-01-07

Como Citar

Diferentes tendências em pesquisas sobre a fala egocêntrica: análise de produções brasileiras. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 187–223, 2016. DOI: 10.17851/2237-2083.24.1.187-223. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28400. Acesso em: 24 dez. 2025.