Concepções de leitura na Provinha Brasil: convergência/divergência dos PCN

Autores/as

  • Daniela Carvalho Andrade
  • Denise Lino Araújo

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.21.2.173-215

Palabras clave:

leitura, Provinha Brasil, avaliação em larga escala

Resumen

O objetivo central desta pesquisa foi o de analisar as concepções de leitura presentes nas questões da Provinha Brasil. Nossos objetivos específicos foram: 1. apontar os conhecimentos de leitura avaliados na Provinha Brasil; 2. escrever a(s) concepção(ões) de leitura assumida(s) pelos PCNs; 3. relacionar as concepções de leitura observadas na Provinha e nos PCN. Utilizamo-nos basicamente dos estudos sobre concepções de leitura, resenhados por Koch e Elias (2006); os sobre avaliação formadora, apresentados por Hadji (2001); e sobre avaliação em larga escala, apresentados por KEMIAC (2011). Ao relacionarmos a Provinha Brasil com os PCN, vimos que as concepções de leitura abordadas pela Provinha atendem, em parte, ao que sugerem os PCN de ensino fundamental I, uma vez que trazem questões centradas na língua enquanto código. No entanto, não é essa a concepção de leitura que, segundo os PCN, possibilita a formação de um leitor competente, e sim a concepção de leitura enquanto interação. Constatamos na Provinha Brasil a predominância de questões que abordam a concepção de leitura ascendente com foco no texto em detrimento de questões que consideram a leitura enquanto prática interativa.

Publicado

2013-12-31

Cómo citar

Concepções de leitura na Provinha Brasil: convergência/divergência dos PCN. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 173–215, 2013. DOI: 10.17851/2237-2083.21.2.173-215. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28595. Acesso em: 7 dec. 2025.