Ensino de línguas: passado, presente e futuro
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.20.2.389-411Palavras-chave:
Ensino de línguas, Objetivos de aprendizagem, Pós-método.Resumo
O texto descreve as tendências históricas do ensino de línguas,envolvendo as mudanças no conceito de língua, na metodologiade ensino, no papel do professor e as relações que se estabelecementre esses três componentes. Em relação à língua, mostra odesenvolvimento de uma ênfase histórica no código, queposteriormente evolui para uma ênfase no sentido e chega à ideiade língua como ação. Em termos de metodologia, descreve amudança que ocorreu entre o conceito de método, visto comosolução universal, para o conceito de pós-método, com ênfase nocontexto de aprendizagem. Finalmente, em relação ao professor, otexto mostra como seu papel tem mudado à medida que mudamos conceitos de língua e de método, passando da subordinação aométodo para o exercício da autonomia.Downloads
Publicado
2012-12-31
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 389–411, 2012. DOI: 10.17851/2237-2083.20.2.389-411. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28616. Acesso em: 24 dez. 2025.
