Leitura Autônoma: uma experiência para a redução das diferenças em turmas heterogêneas de língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.19.2.81-104Palavras-chave:
Turmas heterogêneas, Habilidades de leitura, Estratégias metacognitivas.Resumo
Este artigo relata as experiências de um professor de Inglês dasegunda série do Ensino Médio diante das dificuldades enfrentadascom turmas grandes e heterogêneas, e discute os motivos que olevaram a propor estudo autônomo centrado na leitura intensiva,utilizando materiais da Internet para ajudar alunos com defasagemde aprendizagem na turma. O artigo apresenta os relatos doprofessor e dos alunos do primeiro ano do estudo autônomo eaponta erros e acertos na abordagem. Os resultados constatam aimportância da leitura autônoma mediada pelo professor e sugerema adoção e expansão do projeto para oferecer aos alunos aoportunidade de melhorar seu desempenho linguístico em termoscognitivos, metacognitivos e afetivos.Downloads
Publicado
2011-12-31
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Leitura Autônoma: uma experiência para a redução das diferenças em turmas heterogêneas de língua estrangeira. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 81–104, 2011. DOI: 10.17851/2237-2083.19.2.81-104. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28649. Acesso em: 24 dez. 2025.
