Expressões nominais referenciais em narrativas infantis: funções cognitivodiscursivas envolvidas na construção de objetos-de-discurso

Autores

  • Marcela Regina Vasconcelos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.18.2.87-103

Palavras-chave:

Sociocognição, Referenciação, Texto.

Resumo

Neste artigo, analisamos as funções cognitivo-discursivas das expressõesnominais referenciais utilizadas em textos narrativos produzidos porestudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, adotamos a posturateórica de acordo com a qual a língua é algo que se constituidialogicamente, no processo da interação, de modo que o texto seconfigura como o próprio lugar da interação e da constituição dossujeitos. Consequentemente, a língua não pode ser entendida comotransparente, visto que não reflete o real; os objetos construídos noprocesso de discursivização reelaboram, de acordo com ainterpretação e a percepção dos sujeitos, os dados do real. Portanto,a atividade de referenciação realiza um processo de construção eordenação da realidade, o que justifica a importância de analisarsociocognitivamente as funções envolvidas na realização dessaatividade.

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Publicado

2010-12-31

Como Citar

Expressões nominais referenciais em narrativas infantis: funções cognitivodiscursivas envolvidas na construção de objetos-de-discurso. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 87–103, 2010. DOI: 10.17851/2237-2083.18.2.87-103. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28664. Acesso em: 24 dez. 2025.