Expressões nominais referenciais em narrativas infantis: funções cognitivodiscursivas envolvidas na construção de objetos-de-discurso
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.18.2.87-103Palavras-chave:
Sociocognição, Referenciação, Texto.Resumo
Neste artigo, analisamos as funções cognitivo-discursivas das expressõesnominais referenciais utilizadas em textos narrativos produzidos porestudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, adotamos a posturateórica de acordo com a qual a língua é algo que se constituidialogicamente, no processo da interação, de modo que o texto seconfigura como o próprio lugar da interação e da constituição dossujeitos. Consequentemente, a língua não pode ser entendida comotransparente, visto que não reflete o real; os objetos construídos noprocesso de discursivização reelaboram, de acordo com ainterpretação e a percepção dos sujeitos, os dados do real. Portanto,a atividade de referenciação realiza um processo de construção eordenação da realidade, o que justifica a importância de analisarsociocognitivamente as funções envolvidas na realização dessaatividade.Downloads
Publicado
2010-12-31
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Expressões nominais referenciais em narrativas infantis: funções cognitivodiscursivas envolvidas na construção de objetos-de-discurso. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 87–103, 2010. DOI: 10.17851/2237-2083.18.2.87-103. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28664. Acesso em: 24 dez. 2025.
