Acesso lexical e processamento fonológico na dislexia do desenvolvimento

Authors

  • Clara Oliveira Esteves
  • Christina Abreu Gomes

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.17.2.121-141

Keywords:

Dislexia, Acesso lexical, Modelos baseados no Uso.

Abstract

Diversas pesquisas têm demonstrado que crianças disléxicasapresentam déficits na busca de palavras em diferentes tipos de teste.Assume-se que as dificuldades em acessar as foras das palavrasestão relacionadas a deficiências na codoficação fonológica (FAUST,2003), embora não haja menção na literatura sobre problemas naperformance espontânea de crianças disléxicas em relação à formadas palavras que elas produzem. Neste artigo argumentamos que oproblema da codificação fonológica e do acesso é mais bem tratadonos Modelos baseados no Uso, que concebem o conhecimentofonológico em diferentes estratos de abstração. De acordo com osresultados obtidos, parece que as crianças disléxicas acessam ospadrões fonológicos mais abstratos da palavra-alvo embora a formasonora da palavra não esteja, em alguns casos, disponível.

Published

2009-12-31

How to Cite

Acesso lexical e processamento fonológico na dislexia do desenvolvimento. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 121–141, 2009. DOI: 10.17851/2237-2083.17.2.121-141. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28681. Acesso em: 27 dec. 2024.