Communication Strategies and Proficiency Levels in L2 Speech Production: a systematic relationship
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.17.1.7-50Keywords:
Estratégias de comunicação, Produção oral, Proficiência, L2.Abstract
Este estudo investiga a relação entre o uso de Estratégias deComunicação (EC) e o nível de proficiência dos aprendizes de língua estrangeira. Para isso, três amostras de fala de 30 aprendizes de inglês como língua estrangeira foram coletadas em um período correspondente a um semestre letivo. Os participantes foram divididos em três grupos de 10 aprendizes cada, de acordo com três diferentes níveis de proficiência: pré-intermediário, intermediário e avançado. Três narrativas orais foram utilizadas para elicitar a produção oral dos aprendizes, em três sessões de coleta de dados conduzidas com um mês de intervalo entre uma e outra.Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente, seguindo a classificação de EC proposta por Dörnyei e Kormos (1998). Os resultados revelaram que um grupo comum de EC foi sistematicamente utilizado com uma alta frequência de ocorrência, em todas as sessões de coleta de dados e em todos os três níveis de proficiência analisados.
Downloads
Published
2009-06-30
Issue
Section
Artigos
How to Cite
Communication Strategies and Proficiency Levels in L2 Speech Production: a systematic relationship. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 7–50, 2009. DOI: 10.17851/2237-2083.17.1.7-50. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28698. Acesso em: 27 dec. 2024.