Para além de vínculos diretos entre características fonético-segmentais e ortográficas na escrita infantil

Autores/as

  • Lourenço Chacon

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.16.1.215-230

Palabras clave:

Convenções ortográficas, Aquisição da escrita, Coda silábica.

Resumen

Questionando o olhar que freqüentemente estabelece vínculos diretos entre características fonético-segmentais possíveis em enunciados falados e características ortográficas na escrita infantil, buscamos outras características da língua e da linguagem que contribuiriam para o estabelecimento desses vínculos. Para tanto, analisamos registros de coda silábica em textos escritos de crianças entre 5 e 6anos de uma escola municipal de educação infantil. Nesses registros, observamos, para além desses vínculos diretos, a contribuição de aspectos da língua e da linguagem como os prosódicos, morfológicos, enunciativos e discursivos. Atribuímos a contribuição desses aspectos para o registro da coda às várias formas como se mostram na escrita inicial as relações entre a criança e a linguagem.

Publicado

2008-06-30

Cómo citar

Para além de vínculos diretos entre características fonético-segmentais e ortográficas na escrita infantil. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 215–230, 2008. DOI: 10.17851/2237-2083.16.1.215-230. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28714. Acesso em: 24 dec. 2025.