A aquisição de Tempo e Aspecto
uma investigação sobre a emergência de estruturas verbais e a influência do aspecto semântico sobre o aspecto gramatical no processo de aquisição da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.30.4.1937-1963Palavras-chave:
aquisição de linguagem, aspecto, tempo, psicolinguística, teoria gerativaResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou verificar a aquisição de formas verbais relacionadas a tempo e a aspecto, demonstrando resultados de uma investigação realizada após o estudo do surgimento de estruturas verbais (na forma simples e na forma perifrástica – auxiliar e verbo principal) efetivamente produzidas por cinco crianças monolíngues, entre 2 anos de idade e 5 anos e 11 meses de idade, no processo de aquisição de linguagem. O corpus utilizado foi catalogado por dois integrantes do grupo eLinC - Estudos em Linguagem e Cognição (a sair). Objetivou-se entender, além disso, em que medida as noções de aspecto semântico/lexical influenciam ou não no surgimento das marcações aspectuais gramaticais. Este trabalho tem duas hipóteses: (i) na gramática infantil, a noção de aspecto surge, de forma mais recorrente, antes da noção de tempo e (ii) quando as formas verbais no presente e no pretérito perfeito surgem, o que está expresso é o aspecto. A partir de análises qualitativas, entendemos que o aspecto é uma categoria que surge antes de tempo, mas, mesmo assim, crianças mais jovens apresentam a categoria tempo em suas produções espontâneas, o que vai ao encontro do que preconiza a Teoria Gerativa, quadro teórico adotado para a realização desta pesquisa.
