O discurso acadêmico sobre o professor na era digital

Autores/as

  • Eliana Maria Severino Donaio Ruiz UEL - Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.24.1.257-291

Palabras clave:

Teacher, Digital Technologies, Academic Discourse, Representations, Governmentality.

Resumen

Resumo: Tomando como aporte teórico a Análise Discurso de tradição francobrasileira, em uma perspectiva arqueogenealógica foucaultiana, e as contribuições dos Estudos Culturais, esta pesquisa pretende discutir as representações acerca do professor contemporâneo, num contexto fortemente marcado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, em trabalhos acadêmicos em língua portuguesa publicados recentemente. A leitura revelou que está em curso, no campo educacional, uma vontade de verdade que relaciona educação e novas tecnologias, sendo enunciada por especialistas pesquisadores referendados pela sociedade; que tal vontade de verdade constitui uma prática contemporânea de subjetivação do professor; e que essa ordem do discurso pode ser encapsulada por quatro enunciados básicos tradutores dos sentidos que emergem dos excertos selecionados. Intenta-se, assim, uma governamentalidade, um campo estratégico de relações de poder que configura um processo atual de fabricação de uma nova identidade para o sujeito professor atuar na sociedade tecnológica regida pelas relações de mercado e pela lógica neoliberal de governo.

Palavras-chave: professor; tecnologias digitais; discurso acadêmico; representações; governamentalidade.

Abstract: Taking as theoretical support the Discourse Analysis of FrenchBrazilian tradition, in a Foucauldian arqueogenealogic perspective, this research aims to discuss the representations about the contemporary teacher in a context strongly marked by digital information and communication technologies in academic papers recently published in Portuguese. The reading revealed that is underway in the educational field a will to truth that relates education and new technologies, being enunciated by expert researchers endorsed by society; that this will to truth is a contemporary practice of teacher’s subjectivation; and that this order of discourse can be encapsulated by four basic statements translators of the meanings that emerge from selected clippings. Thus it intends to pursue a governamentality, a strategic field of power relations that sets a current construction of a new identity for the teacher as subject acting in a technological society governed by market relations and the neoliberal logic of government.

Keywords: Teacher; Digital Technologies; Academic Discourse; Representations; Governmentality.

Biografía del autor/a

  • Eliana Maria Severino Donaio Ruiz, UEL - Universidade Estadual de Londrina

    Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas

    Linguística Textual - Análise do Discurso

Publicado

2016-01-07

Cómo citar

O discurso acadêmico sobre o professor na era digital. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 257–291, 2016. DOI: 10.17851/2237-2083.24.1.257-291. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28394. Acesso em: 22 dec. 2025.