O discurso acadêmico sobre o professor na era digital
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.24.1.257-291Palabras clave:
Teacher, Digital Technologies, Academic Discourse, Representations, Governmentality.Resumen
Resumo: Tomando como aporte teórico a Análise Discurso de tradição francobrasileira, em uma perspectiva arqueogenealógica foucaultiana, e as contribuições dos Estudos Culturais, esta pesquisa pretende discutir as representações acerca do professor contemporâneo, num contexto fortemente marcado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, em trabalhos acadêmicos em língua portuguesa publicados recentemente. A leitura revelou que está em curso, no campo educacional, uma vontade de verdade que relaciona educação e novas tecnologias, sendo enunciada por especialistas pesquisadores referendados pela sociedade; que tal vontade de verdade constitui uma prática contemporânea de subjetivação do professor; e que essa ordem do discurso pode ser encapsulada por quatro enunciados básicos tradutores dos sentidos que emergem dos excertos selecionados. Intenta-se, assim, uma governamentalidade, um campo estratégico de relações de poder que configura um processo atual de fabricação de uma nova identidade para o sujeito professor atuar na sociedade tecnológica regida pelas relações de mercado e pela lógica neoliberal de governo.
Palavras-chave: professor; tecnologias digitais; discurso acadêmico; representações; governamentalidade.
Abstract: Taking as theoretical support the Discourse Analysis of FrenchBrazilian tradition, in a Foucauldian arqueogenealogic perspective, this research aims to discuss the representations about the contemporary teacher in a context strongly marked by digital information and communication technologies in academic papers recently published in Portuguese. The reading revealed that is underway in the educational field a will to truth that relates education and new technologies, being enunciated by expert researchers endorsed by society; that this will to truth is a contemporary practice of teacher’s subjectivation; and that this order of discourse can be encapsulated by four basic statements translators of the meanings that emerge from selected clippings. Thus it intends to pursue a governamentality, a strategic field of power relations that sets a current construction of a new identity for the teacher as subject acting in a technological society governed by market relations and the neoliberal logic of government.
Keywords: Teacher; Digital Technologies; Academic Discourse; Representations; Governmentality.
