A relação metonímia-metáfora e a persuasão implícita em memes multimodais / The metonym-metaphor relationship and the implicit persuasion in multimodal memes

Autores

  • Sumiko Nishitani Ikeda Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Leila Cristina Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Marcelo Saparas Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.28.3.1421-1459

Palavras-chave:

meme multimodal, persuasão implícita, metonímia, metáfora, Linguística Sistêmico-Funcional, Gramática Visual Sociossemiótica, multimodal meme, implicit persuasion, metonymy, metaphor, Systemic Functional Linguistics, Sociosemiotic Visual Grammar.

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é o exame crítico da persuasão implícita e sua ocorrência em memes multimodais que circulam pelo Facebook, tendo como foco a relação entre metonímia e metáfora. A persuasão tende a ser altamente implícita e a evitar a linguagem atitudinal normalmente associada ao significado interpessoal, dependendo em grande parte do frame, ou seja, do sistema de valores compartilhados. Esse é o fenômeno que caracteriza a metonímia, um tropo que, sendo indicial, informa somente parte da mensagem, dependendo do receptor para a complementação da informação. Nesse sentido, tem sido aceito que as metáforas conceituais podem ser casos especiais da interação conceitual com a metonímia, a qual propicia a contiguidade entre o texto e o frame do leitor. Com base nessa relação, o meme, apesar de sua diminuta extensão, pode promover a persuasão do leitor. A pesquisa tem o apoio da Gramática Visual Sociossemiótica e da Linguística Sistêmico-Funcional e responde às seguintes perguntas: (a) Como é feita a persuasão implícita em memes verbo-visuais? (b) Qual é o papel da metonímia e da metáfora nesse processo? (c) Como pode a Linguística Sistêmico-Funcional por meio da transitividade e da avaliatividade contribuir no processo persuasivo dos memes? Os resultados mostram que a persuasão implícita em memes é feita graças a escolhas lexicogramaticais, as metonimizações, motivadas pela metáfora conceptual, que não só permeia e domina todo o meme, mas também forma a espinha dorsal da sua estrutura argumentativa.

Palavras-chave: meme multimodal; persuasão implícita; metonímia; metáfora; Linguística Sistêmico-Funcional; Gramática Visual Sociossemiótica.

Abstract: The objective of this paper is to critically examine implicit persuasion and its occurrence in multimodal memes circulating on Facebook, focusing on the metaphor-metonymy relationship. Persuasion tends to occur mostly implicitly, avoiding evaluative language related with interpersonal meanings. Thus it depends on notions such as frame, which allows addressees to infer hidden message contents. This phenomenon commonly occurs in metonymies, tropes that for being indexical inform only part of reality, and depend on the receiver for the complementation of the information they carry. In this sense, the idea that conceptual metaphors can be special cases of their conceptual interaction with metonymies that provide contiguity between the text and the reader’s frame has been accepted. On the basis of this relationship, memes, despite their small extent, can promote persuasion. The research is based on Sociosemiotic Visual Grammar and Systemic-Functional Linguistics and answers the following questions: (a) How does implicit persuasion occur in verb-visual memes? (b) What is the role of metonymies and metaphors in such process? (c) How can Systemic Functional Linguistics by means of transitivity and appraisal contribute to the persuasive process of memes? The results show that the implicit persuasion in memes is made thanks to lexicogramatical choices, metonymizations, motivated by conceptual metaphors, which not only permeates and dominates the whole meme, but also forms the backbone of its argumentative structure.

Keywords: multimodal meme; implicit persuasion; metonymy; metaphor; Systemic Functional Linguistics; Sociosemiotic Visual Grammar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sumiko Nishitani Ikeda, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

A dra. Sumiko Nishitani Ikeda possui graduação em Letras Anglo-Germânicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) (1961), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986). Atualmente é professora titular no curso de pós graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUCSP. De 1992 a 1998, exerceu, na qualidade de professora titular, magistério e pesquisa na Osaka University of Foreign Studies, Kyoto University of Foreign Studies e na Kakuritsu Kokugo Kenkyujoo de Tokyo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase na interface Discurso e Gramática, atuando na linha de pesquisa Linguagem, Trabalho e Educação, principalmente nos seguintes temas: Linguística Crítica - Metáfora - Appraisal - Português para Estrangeiros - sob o enfoque em especial da Linguística Sistêmico-Funcional.

Leila Cristina Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Puc-SP (2019), com bolsa CNPQ, cuja tese intitula-se "A Persuasão Implícita em Memes: uma abordagem da Linguística Sistêmico-Funcional". Mestre pelo mesmo programa e instituição (2010), com bolsa Capes, cuja dissertação intitula-se "Marcadores discursivos na escrita e na fala: uma taxonomia textual e interpessoal sob a perspectiva da Linguística Sistêmico Funcional". Possui graduação em Letras Português-Literatura de Língua Portuguesa pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (2001). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: marcadores discursivos, Linguística Sistêmico-Funcional, marcadores metadiscursivos, persuasão implícita, gêneros digitais e memes. Atua como pesquisadora da Puc-SP, na área de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e exerce docência de Língua Portuguesa no Ensino de Jovens e Adultos da Prefeitura do Município de São Paulo.

Marcelo Saparas, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (1982), graduação em Letras - Inglês pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2004), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUCSP (2006) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUCSP (2012). Atualmente é pesquisador de instituição externa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, tradução, ensino da língua inglesa, persuasão e metáfora. Pós-Doutorado em ACD pela PUCSP.

Downloads

Publicado

2020-05-27

Como Citar

IKEDA, S. N.; SILVA, L. C.; SAPARAS, M. A relação metonímia-metáfora e a persuasão implícita em memes multimodais / The metonym-metaphor relationship and the implicit persuasion in multimodal memes. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 1421–1459, 2020. DOI: 10.17851/2237-2083.28.3.1421-1459. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/27603. Acesso em: 21 nov. 2024.