Opinar sobre um tema: padrões linguísticos e complexidade do self /Opine on a theme: linguistic Patterns and Self Complexity
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.28.3.1373-1402Palavras-chave:
gênero textual/discursivo, consciência cultural, cognição, tecnologias, discursive genre, cultural awareness, cognition, technologies.Resumo
Resumo: Este texto visa oferecer contribuições inéditas aos estudos sobre gênero textual/discursivo. Buscou-se, a partir de análise de um conjunto de produções textuais de aprendizes dos anos finais da educação básica da rede pública de ensino, mapear estratégias linguísticas utilizadas em textos de caráter opinativo para fins de diagnosticar operações cognitivo-linguísticas mais recorrentes em produções textuais em que se exige um posicionamento crítico do autor. A metodologia empregada para a coleta de dados ampara-se em recursos computacionais da linguística de corpus e compilação de dados em meio digital e, para análise, as ferramentas de base sociocognitiva. Neste estudo, priorizam-se o entendimento da estrutura e da composição linguística de textos opinativos bem como o estágio de self dos aprendizes, com implicações para o ensino da produção textual na educação básica. Os resultados apontam que construções com verbo ser, em função de cópula, são produtivas na composição argumentativa de textos opinativos escritos pelos aprendizes. Esses resultados permitem correlacionar iconicamente a baixa complexidade sintática conformadora dos enunciados dos textos a um desnível no âmbito da consciência cultural, nos moldes de Damásio (2011), o que requer intervenções mais pontuais e dirigidas por essas variáveis nesse estágio de aprendizado.
Palavras-chave: gênero textual/discursivo; consciência cultural; cognição; tecnologias.
Abstract: This text aims to offer unpublished contributions to studies on discursive genres. Based on an analysis of a set of textual productions of apprentices from public basic education, we aimed to map linguistic strategies used in opinion texts for the purpose of diagnosing more recurrent cognitive-linguistic operations in textual productions which require a critical positioning of the author. The methodology used for data collection is based on computational resources from corpus linguistics and data compilation in digital media and, for analysis, sociocognitive approach. In this study, the understanding of the structure and linguistic composition of opinion texts as well as the self stage of the students, with implications for the teaching of textual production in basic education, are prioritized. The results point out that constructions with the verb ‘ser’ (to be), in function of copula, are productive in the argumentative composition of opinative texts written by apprentices. These results allow the iconic correlation between low syntactic complexity of the statements of the texts and the unevenness of cultural awareness, according to Damásio (2011), which requires more specific and directed interventions by these variables at this stage of learning.
Keywords: discursive genre; cultural awareness; cognition; technologies.