Relação foto-poesia em fotolivros de literatura: uma análise do Quarenta clics em Curitiba / Photo-Poetry Relation in Photobooks of Literature: An Analysis of the Quarenta Clics em Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.27.3.1137-1166Palavras-chave:
fotolivro de literatura, Quarenta Clics em Curitiba, intermidialidade, C. S. Peirce, photobooks of literature, intermediality.Resumo
Resumo: Como descrever as relações entre foto e poesia em casos de intermidialidade observados em fotolivros de literatura? No fotolivro de literatura, o signo verbal parece estar vinculado à imagem fotográfica em uma interação bidirecional, criando um sistema acoplado que pode ser visto como um novo sistema. Influências mutuamente modulatórias e contínuas vinculam texto e fotografia. Mas é preciso definir a natureza de tais influências. De que tipo de interação estamos tratando? Neste artigo, propomos um modelo para descrever a relação “foto-poesia” derivado da teoria do signo de C. S. Peirce e apresentamos alguns resultados preliminares de análise do Quarenta Clics
em Curitiba ([1976] 1990), um fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires. Em termos sumários, caracterizamos a relação foto-poesia no fotolivro de Leminski e Pires no interior da teoria de Peirce. A relação é decomposta entre os papéis funcionais ocupados pelo signo (poema) e pelo objeto (fotografia). A irredutibilidade triádica que caracteriza a semiose, segundo Peirce, é a principal propriedade aplicada à relação foto-poesia no fotolivro Quarenta Clics em Curitiba.
Palavras-chave: fotolivro de literatura; Quarenta Clics em Curitiba; intermidialidade; C. S. Peirce.
Abstract: How to describe “photo-poetry” relationship in cases of intermediality
observed in photobooks of literature? In photobooks of literature, the verbal sign
seems to be linked to the photographic image in a bidirectional interaction, creating a coupled system that can be seen as a new system. Mutually modulatory and continuous influences link verbal text and photography. But the nature of such influences should be defined. What kind of interaction are we dealing with? In this article, we propose a model to describe the relationship “photo-poetry” derived from C. S. Peirce’s theory of the sign and we present some preliminary results of analysis of the Quarenta Clics em Curitiba ([1976] 1990), by Paulo Leminski and Jack Pires. Our main focus is not the work itself, but the methodology used to describe the relationship between the coupled
systems. Summarizing, we characterize photo-poetry relationship in the book of Leminski and Pires within Peirce’s theory. This relation is decomposed between the functional roles occupied by sign (poem) and object (photograph). The triadic irreducibility that characterizes semiosis, according to Peirce, is the main property applied to the relation photo-poetry in the photobook Quarenta Clics em Curitiba.
Keywords: photobooks of literature; Quarenta Clics em Curitiba; intermediality; C. S. Peirce.