Mulher, verão e cerveja: a produção de sentidos na peça publicitária da cerveja Itaipava, no Brasil / Women, Summer and Beer: The Production of Meanings in the Itaipava Adds, in Brazil

Autores

  • Tatiana Barbosa de Sousa Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Guilherme Beraldo de Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.27.1.423-452

Palavras-chave:

historical semantics of enunciation, discourse analysis, women image, effects of meaning, semântica histórica da enunciação, análise de discurso, imagem da mulher, efeitos de sentido.

Resumo

Resumo: Com o intuito de analisar o funcionamento de sentidos produzidos pela excessiva exposição da imagem da mulher como apelo comercial nas propagandas da marca Itaipava no Brasil e compreender como se dão os efeitos de sentidos causados pelo uso da imagem da mulher no meio publicitário, analisaremos recortes de peças publicitárias desta marca, tomando como base teórica a semântica histórica da enunciação, tal como proposta por Guimarães, além de outros conceitos fundamentais para este estudo que se estabelece em diálogo constante com a análise de discurso. Neste artigo, compreendemos como o processo de produção de sentidos se dá em outras formas significantes para além do texto e como esses efeitos de sentido afetam, direta e indiretamente, o comportamento do homem na relação para/com a mulher na nossa sociedade.

Palavras-chave: semântica histórica da enunciação; análise de discurso; imagem da mulher; efeitos de sentido.

Abstract: In order to observe the work of meanings that are produced by the excess of the image of the women as a commercial appeal in the advertisings made by the brand Itaipava in Brazil, and understand how the effects of meanings caused by the use of the image of women in the marketing area we will analyze pieces of advertisement used by this brand, having as the theoretical basis the studies in the Historical Semantics of Enunciation, as presented by Guimarães, besides other essential concepts to this study that is established in the constant possible dialogue with the discourse analysis. In this article, we try to understand how the process of production of meanings happen in other meaningful ways that are out of the text, and how these meaning effects affect, directly and indirectly, the behavior of the men in relation to/with the women in our society.

Keywords: historical semantics of enunciation; discourse analysis; women image; effects of meaning.

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Biografia do Autor

Tatiana Barbosa de Sousa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí e mestre em Linguística pela Universidade de Franca. Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Letras.

Guilherme Beraldo de Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí/MG, mestre em Linguística pela Universidade de Franca/SP e bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie/SP. Professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) nos cursos de graduação em Direito, Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial.

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Publicado

2019-01-06

Como Citar

SOUSA, T. B. de; ANDRADE, G. B. de. Mulher, verão e cerveja: a produção de sentidos na peça publicitária da cerveja Itaipava, no Brasil / Women, Summer and Beer: The Production of Meanings in the Itaipava Adds, in Brazil. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 423–452, 2019. DOI: 10.17851/2237-2083.27.1.423-452. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/27695. Acesso em: 21 nov. 2024.