Protocolo do perfil das habilidades de comunicação de crianças surdas

Authors

  • Felipe Venâncio Barbosa
  • Ida Lichtig

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.22.1.95-118

Keywords:

Avaliação, língua de sinais, linguagem, audiologia educacional

Abstract

A avaliação da comunicação de crianças surdas tem sido restringida à modalidade oral. As habilidades comunicativas que se pautam fora dessa modalidade são geralmente negligenciadas e o potencial comunicativo presente nas crianças surdas é desvalorizado, colocando a criança surda em desnível constante em relação ao desempenho das crianças ouvintes. Isso ocorre porque os protocolos de avaliação geralmente não são focados na avaliação de crianças surdas e não privilegiam as particularidades da modalidade visuoespacial em situações de exame. O protocolo “Avaliação das Habilidades Comunicativas e de Linguagem” (LICHTIG, 2004),elaborado e aplicado em crianças de 3 a 6 anos de idade, é pioneiro na avaliação focada na criança surda. Este estudo tem por objetivo apresentar duas propostas de alteração do protocolo elaborado por Lichtig et al. (2004). As modificações apresentadas visam facilitar a análise e agilizar sua aplicação, provendo subsídios suficientes para o delineamento de procedimentos terapêuticos e de intervenção educacional.

Published

2014-06-30

How to Cite

Protocolo do perfil das habilidades de comunicação de crianças surdas. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 95–118, 2014. DOI: 10.17851/2237-2083.22.1.95-118. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28588. Acesso em: 24 dec. 2025.