Competência textual à entrada no Ensino Superior

Autores

  • Antónia Estrela
  • Otília Sousa

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.19.1.247-267

Palavras-chave:

Escrita, Competência de escrita, Desvios linguísticos

Resumo

Este trabalho visa a uma reflexão sobre as competências de escritados alunos à chegada ao Ensino Superior. São descritas e analisadasas principais dificuldades manifestadas pelos alunos no que dizrespeito ao domínio das técnicas de escrita e à própria correçãolinguística. Faz-se ainda uma análise dos programas de LínguaPortuguesa, para o Ensino Secundário, destacando-se ascompetências descritas como nucleares, no ensino da escrita. Apartir daí, tenta-se explicar a existência de diferentes domínios deescrita, que podem ser explicados pela influência da família,nomeadamente o nível de escolarização dos pais, e pela frequênciado ensino pré-escolar.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Competência textual à entrada no Ensino Superior. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 247–267, 2011. DOI: 10.17851/2237-2083.19.1.247-267. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28653. Acesso em: 24 dez. 2025.