Interação mãe e filho: um percurso através da análise do discurso para a compreensão do retardo de linguagem

Autores

  • Beatriz Helena Vieira Maranghetti Ferrio
  • Melodi Witt

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.17.2.143-159

Palavras-chave:

Atraso de linguagem, Linguagem infantil, Família, Análise do discurso francesa.

Resumo

Ancorado na Análise do Discurso de linha francesa, este artigo temcomo objetivo descrever os processos dialógicos entre uma mãe eseu filho de dois anos, que apresenta retardo de linguagem. A interaçãofoi filmada, transcrita e analisada de acordo com a Análise de Discursofrancesa. Os resultados mostraram um movimento (inconsciente)da mãe no sentido de conter a iniciativa do filho. A mãe ocupoutodos os turnos discursivos e encaminhou o sentido da “brincadeira”para os lugares de seu desejo, colocando a criança em um lugar desilêncio. Concluímos que a criança com atraso de linguagem érepresentada como incapaz e passa a ocupar um lugar discursivo dedependência em relação ao outro (que fala e age por ela). Dessa“posição-sujeito”, fica difícil a criança adquirir autonomia e ser autorade suas iniciativas.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Como Citar

Interação mãe e filho: um percurso através da análise do discurso para a compreensão do retardo de linguagem. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 143–159, 2009. DOI: 10.17851/2237-2083.17.2.143-159. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28680. Acesso em: 28 dez. 2024.