A dicotomia implícito-explícito no ensino de línguas

uma proposta de atualização

Autores

  • Graziele Altino Frangiotti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paula Garcia de Freitas Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.29.1.121-152

Palavras-chave:

dicotomias em Linguística, ensino de línguas, instrução implícita e explícita, técnicas implícitas e explícitas, continuum implícito e explícito

Resumo

As discussões na área da Linguística têm sido fortemente influenciadas pela divisão do fenômeno linguístico em subconjuntos compostos por dois termos: as chamadas dicotomias. Contudo, se, por um lado, as dicotomias beneficiam o diálogo no interior dessa ciência, por outro, por vezes, parecem representar uma espécie de limitação ao pesquisador, que se vê obrigado a reduzir a complexidade linguística a parâmetros monolíticos. Esse parece ser o caso da dicotomia implícito-explícito no campo do ensino de línguas, contexto no qual técnicas didáticas muito heterogêneas entre si acabam necessariamente tendo de ser classificadas ou como implícitas ou como explícitas, como se não houvesse um caminho alternativo. Com base nisso, o presente trabalho visa a problematizar essa questão e a avançar uma perspectiva que vê as dicotomias como extremos de um continuum, o qual admite diferentes graus de explicitação intermediários.

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Publicado

2024-10-06

Como Citar

FRANGIOTTI, G. A.; DE FREITAS, P. G. A dicotomia implícito-explícito no ensino de línguas: uma proposta de atualização. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 121–152, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.29.1.121-152. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54038. Acesso em: 21 nov. 2024.