Pontuando concepções

dizeres institucionalizados sobre pontuação e suas implicações para o ensino

Autores

  • Geovana Soncin Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Tainan Garcia Carvalho Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.29.1.487-532

Palavras-chave:

pontuação, dizeres institucionalizados, ensino de língua portuguesa

Resumo

Este trabalho adota a pontuação enquanto objeto de investigação com o objetivo de explorar dizeres institucionalizados sobre o tema em diferentes espaços de circulação social e, ainda, de investigar em que medida esses dizeres têm implicações para o ensino da pontuação no contexto escolar. Para tanto, realiza-se uma revisão teórica dos trabalhos em linguística que tratam da questão, a fim de demonstrar como a complexidade envolvida na pontuação enquanto fenômeno de linguagem, a qual é decorrente de sua constituição histórica, resulta em cenário no qual competem várias perspectivas linguísticas para o seu tratamento. Dentre essas, destacam-se as perspectivas que veem a pontuação como recurso gráfico, prosódico, para fins de legibilidade e como marca enunciativa. À luz dessa discussão teórica, exploram-se materiais diversos – documentos oficiais sobre ensino de Língua Portuguesa, materiais didáticos e matérias de internet – com vistas a identificar resquícios dessas perspectivas no tratamento dispensado à pontuação. Como resultado, observa-se a emergência de ideias conflitantes sobre o papel dos sinais de pontuação nos materiais investigados e propõe-se uma reflexão sobre os desafios dessa instabilidade para o ensino de pontuação. Finalmente, argumenta-se em favor da perspectiva enunciativa enquanto abordagem que considera a complexidade do objeto sob análise.

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Publicado

2024-10-06

Como Citar

SONCIN, G.; CARVALHO, T. G. Pontuando concepções: dizeres institucionalizados sobre pontuação e suas implicações para o ensino. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 487–532, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.29.1.487-532. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54154. Acesso em: 21 nov. 2024.