O uso do tradutor automático como recurso pedagógico na aula de inglês para propósitos específicos no contexto acadêmico

Autores

  • Débora Borsatti Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Adriana Blanco Riess Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.29.2.829-858

Palavras-chave:

Tradutor Automático, ferramenta pedagógica, leitura, Inglês para Propósitos Específicos

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de uso pedagógico de tradução pela Máquina (MT) em cursos de inglês para fins específicos (ESP), com o objetivo de investigar a eficiência dessa tecnologia como suporte para a leitura de textos científicos em inglês como L2/ LE. A abordagem teórica é sobre ESP, leitura e compreensão e uma proposta de uso de MT em cursos de ESP, com o objetivo de entender o processamento da MT e como esse conhecimento pode trazer benefícios na compreensão da leitura para fins acadêmicos. Também, discute-se a linguística de corpus e sua relação tanto com o ensino de línguas quanto seu papel na MT. Por fim, a partir da análise que se faz, devido ao sistema híbrido que utiliza o sistema baseado em regras com o sistema baseado em corpus, o Google Translate produz textos relativamente compreensíveis e legíveis. Apesar de suas limitações evidentes, essa tecnologia pode fornecer consciência linguística quando explorada pedagogicamente pelos professores de ESP no contexto acadêmico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-06

Como Citar

BORSATTI, D.; RIESS, A. B. O uso do tradutor automático como recurso pedagógico na aula de inglês para propósitos específicos no contexto acadêmico. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 829–858, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.29.2.829-858. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54257. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Thematic issue 29:2 (2021): Corpus Linguistics: Achievements and Challenges