Propriedades linguísticas da redação do Enem

uma análise computacional

Autores

  • Roberlei Alves Bertucci Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.29.2.999-1032

Palavras-chave:

gênero textual, ferramenta computacional, redação do Enem, propriedades linguísticas

Resumo

Este texto descreve algumas propriedades linguísticas recorrentes em textos nota 1000 do Enem. Parte-se do princípio de que o gênero redação do Enem tem características próprias, como a exposição aliada à argumentação, e que elementos como repertório e amplo uso de conectivos e modalizadores podem contribuir para a caracterização do texto. Nesta pesquisa, levando em conta o rigoroso processo de avaliação pelo qual passam, consideram-se as redações nota 1000 como exemplares prototípicos do gênero, ou seja, cumprem todos os requisitos exigidos pela banca. O corpus é constituído de 95 redações que alcançaram a nota máxima nos anos de 2014, 2018 e 2019, analisadas por meio do software Tropes, uma ferramenta computacional de análise lexical que verifica as recorrências de categorias e repertório. Os resultados mostraram que tais redações apresentam uma estrutura muito próxima àquela que se verifica na literatura sobre o tema, em especial o predomínio da estrutura impessoal (terceira pessoa), a amplitude do repertório (universo de referência), a variedade e alta frequência de conectivos e modalizadores, além da recorrência de verbos estativos, como ser. Com isso, conclui-se tanto que a ferramenta contribui para a descrição do gênero em questão quanto que os resultados fomentam um debate em torno da padronização da estrutura do texto do Enem.

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Publicado

2024-10-06

Como Citar

BERTUCCI, R. A. Propriedades linguísticas da redação do Enem: uma análise computacional . Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 999–1032, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.29.2.999-1032. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54367. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Thematic issue 29:2 (2021): Corpus Linguistics: Achievements and Challenges